O Dia

Eleitores escolherão amanhã quem assumirá o mandato até 2020. Resultado sairá por volta das 18h Eleição para prefeito e vice em Cabo Frio

-

Seis candidatos disputam a eleição para prefeito e vice em Cabo Frio amanhã. Marquinho Mendes (MDB), que venceu em 2016 com 44% dos votos, concorre novamente e polariza disputa com o candidato Doutor Adriano (Rede), segundo colocado em 2016 (22%) que também concorre. Rafael Peçanha (PDT), Cristiane Fernandes (PSDB), Leandro Cunha (Psol) e Carlão (PHS) seguem no páreo. Os eleitos assumirão mandato até dezembro de 2020. As eleições suplementa­res vão de 8h às 17h. A expectativ­a é que o resultado seja divulgado por volta das 18h.

A nova eleição está sendo motivada por uma retroativi­dade da Lei da Ficha Limpa, que pune com oito anos de inelegibil­idade candidatos condenados pela Justiça Eleitoral. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a punição vale para casos anteriores a 2010, quando a lei foi sancionada. É o caso do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, que em 2008 ficou inelegível por causa de propaganda indevida. A condenação inicial venceu em 5 de outubro de 2011, liberando Marquinho para as eleições de 2014 (em que foi eleito deputado federal) e de 2016 (eleito prefeito de Cabo Frio).

Com a mudança das regras em 2018, a condenação de Marquinho passou a valer até 5 de outubro 2016. Por causa de três dias, a eleição de 2016 foi cancelada em abril deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi decretado novo processo suplementa­r.

CANDIDATUR­A NORMAL

Na quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE -RJ) confirmou o indeferime­nto da chapa da coligação ‘Cabo Frio Não Pode Parar’, formada por Marquinho e a vice Rute Schuindt (MDB). O candidato recorreu ao TSE e, até o julgamento, sua candidatur­a transcorre normalment­e no município.

De acordo com o IBGE, Cabo Frio possui cerca de 216 mil habitantes. Desse total, o TSE informa que pouco mais de 147 mil são eleitores e devem participar da votação amanhã. No município, serão utilizadas 467 urnas, sendo 60 de contingênc­ia. Já em Rio das Ostras, serão 296 urnas, 37 de contingênc­ia.

Para votar amanhã, eleitores não precisam levar o título, apenas documento com foto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil