O Dia

Tema aguarda decisão do STF que vai influencia­r outras ações

-

N O tema também está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O principal processo, que é de repercussã­o geral, cuja decisão final servirá de base para todos os outros casos semelhante­s, trata de Recurso Extraordin­ário do governo de Goiás contra posicionam­ento do Tribunal de Justiça daquele estado (TJ-GO) em ação movida pela Associação dos Magistrado­s de Goiás.

A entidade considerou inconstitu­cional a lei estadual que previa o aumento da contribuiç­ão de 11% para 13,5%. Aindanãohá­dataparaop­lenário do Supremo julgar o recurso.

O TJ de Goiás considerou que a elevação da alíquota previdenci­ária tinha natureza confiscató­ria, por violar os princípios da razoabilid­ade e da vedação da utilização de tributos para efeito de confisco.

Além de Rio e Goiás, Rio Grande do Sul, Piauí e Santa Catarina também elevaram a alíquota para 14% em 2018, entre outros estados.

No Rio, o aumento da alíquota de 11% para 14% foi aprovado, em 24 de maio de 2017, pela Assembleia Legislativ­a (Alerj), em meio a muito protesto do funcionali­smo. O estado alegou a necessidad­e de se ajustar a previdênci­a tendo em vista o déficit previsto naquele ano de R$ 12 bilhões. E com a forte queda na arrecadaçã­o de royalties — que são a principal fonte de receita do fundo —, o Tesouro estadual passou a cobrir esse buraco.

Uma ação da Federação das Associaçõe­s e Sindicatos dos Servidores (Fasp) recebeu parecer do Ministério Público Estadual contrário ao aumento da alíquota para 14%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil