O Dia

Votação adiada nos EUA

A votação sobre a reforma migratória dos EUA foi adiada para semana que vem.

- > Washington, Estados Unidos

ACâmara de Representa­ntes (deputados) do Congresso americano adiou para a semana que vem uma votação crucial sobre a reforma migratória, em meio à polêmica sobre os mais de 2 mil menores separados de seus pais na fronteira.

Os representa­ntes rejeitaram, em uma primeira votação, um projeto de lei de perfil conservado­r e as negociaçõe­s afundaram antes da consideraç­ão de outro texto, mais moderado.

Diante desse cenário, os líderes das várias tendências na bancada do Partido Republican­o iniciaram uma reunião privada, aparenteme­nte em uma tentativa de chegar a algum tipo de consenso.

Nas últimas duas semanas, o presidente Trump e vários membros do gabinete repetiram, como um mantra, que a chave para a solução para a crise de separação de famílias está no Congresso, que devia aprovar uma lei migratória.

Em incontávei­s mensagens e declaraçõe­s, Trump responsabi­lizou diretament­e os congressis­tas do Partido Democrata, os quais acusou de obstruir o caminho para uma solução. Na verdade, as negociaçõe­s afundaram por divisões entre os republican­os.

Trump também acusou o Partido Democrata de divulgar “falsas histórias de tristeza e luto sobre as crianças separadas de seus pais imigrantes na fronteira com o México.

A discussão de uma lei de reforma do sistema migratório se movia com avanços e recuos no Congresso, há algum tempo, mas o tema se acelerou significat­ivamente a partir de maio, logo após a adoção da política de ‘tolerância zero’ com a imigração ilegal.

A política adotada por Trump determina que todos os adultos que entrarem de modo ilegal nos EUA devem ser detidos e processado­s criminalme­nte. Isso significa que os filhos menores de idade desses adultos são separados e retidos em albergues dispersos por todo país até o fim do processo de seus pais.

 ?? AFP PHOTO / BRENDAN SMIALOWSKI ?? Ativistas protestara­m na cidade de El Paso, no Texas, pelas crianças que foram separadas dos pais
AFP PHOTO / BRENDAN SMIALOWSKI Ativistas protestara­m na cidade de El Paso, no Texas, pelas crianças que foram separadas dos pais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil