O Dia

Agenda Rio: metas para 2030

Publicação com propostas de políticas públicas foi lançada ontem

-

Foi lançada ontem a Agenda Rio 2030. A publicação reúne propostas de políticas públicas para o enfrentame­nto de desafios da Região Metropolit­ana. Trata-se de uma iniciativa da Casa Fluminense em parceria com organizaçõ­es da sociedade civil. Com metas previstas para 2022 e 2030, o documento aborda questões relacionad­as a emprego e renda, segurança pública, saneamento básico, acesso à saúde, educação e cultura, entre outros temas. O lançamento ocorreu durante o 11º Fórum Rio, em São Gonçalo.

As proposiçõe­s da Agenda Rio 2030 incluem desde licitação do sistema de Bilhete Único até redução da taxa de homicídios na Baixada Fluminense, passando por questões como políticas para a urbanizaçã­o de favelas e conclusão das obras do PSAM (Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara).

“O grande desafio é garantir articulaçõ­es para construção, defesa e monitorame­nto da Agenda Rio. O foco é diminuição da desigualda­de na cidade”, destacou o coordenado­r da Casa Fluminense, Henrique Silveira. Ele lembra que a publicação está alinhada às diretrizes da ONU e aos Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS), pacto universal para ações contra a pobreza e proteção do planeta.

Foi lançada também ontem a plataforma virtual ‘Movimento Rio Por Inteiro’. Por meio dela, será possível inscrever propostas de políticas públicas para que candidatos as incluam em suas plataforma­s eleitorais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil