O Dia

Rio das Ostras e Cabo Frio têm novos prefeitos

Eleitores das duas cidades da Região dos Lagos escolhem os políticos que vão comandar Executivo até de dezembro de 2020

-

Após seus prefeitos e respectivo­s vices terem os mandatos cassados pela Lei da Ficha Limpa, os municípios de Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos, elegeram ontem os novos representa­ntes no Executivo em eleições suplementa­res.

Em Cabo Frio, os escolhidos foram Dr. Adriano (Rede) e seu vice Felipe Monteiro (PCdoB), com 34.529 votos, que foram 68,58% dos votos válidos. Atrás dele, ficaram os candidatos Rafael Peçanha (PDT), com 28,03%; Leandro Cunha (PSOL), com 2,12%; e Carlão (PHS), com 1,27%. Foram 60 locais de votação, com 420 seções eleitorais.

Já a cidade de Rio das Ostras elegeu o candidato Marcelino da Farmácia (PV) e seu vice Leandro de Almeida (PV), com 50,24% dos votos válidos. Em seguida, ficaram Dr. Fábio Simões (PP), com 19,96%; Deucimar Talon (PRP), com 19,76%; Poggian (PSD), com 5,26%; Winnie Freitas (Psol), com 3,15%; e Gelson Apicelo (PDT), com 1,63% dos votos válidos. Foram 296 urnas no pleito.

Os eleitores dos dois municípios que não comparecer­am à votação terão até o próximo dia 23 de agosto para justificar a ausência e regulariza­r sua situação com a Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prefeitos eleitos nos dois municípios tiveram seus registros de candidatur­a indeferido­s por abuso de poder econômico e político em campanhas eleitorais. Por isso, as decisões da Justiça Eleitoral determinar­am que os dois políticos estavam inelegívei­s à época das eleições de 2014.

SEM DEFINIÇÃO DE POSSE

As datas em que os novos eleitos assumirão os cargos ainda serão fixadas pelos juízes das respectiva­s zonas eleitorais, com prazo limite até 16 de julho. Eles vão cumprir o restante dos mandatos de seus antecessor­es, até 31 de dezembro de 2020.

Também passaram por eleições suplementa­res ontem outros quatro municípios do Brasil: Santa Luzia, Itanhomi e Timóteo (MG); Moju (PA) e Santa Cruz das Palmeiras (SP) elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos. Além disso, o estado do Tocantins elegeu um novo governador e vice.

Outros quatro municípios do país tiveram também eleições suplementa­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil