O Dia

Veja como consultar bolsas de estudos

-

Estudantes de olho em bolsas de estudos em instituiçõ­es de ensino superior privadas podem consultar as vagas disponívei­s na página do Programa Universida­de para Todos (Prouni). A consulta deve ser feita https://prounialun­o. mec.gov.br. As inscrições serão de amanhã a sexta-feira. São 174.289 oportunida­des, sendo 4.868 no estado, para bolsas integrais e parciais.

Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, alcançado, no mínimo, 450 pontos e tido nota superior a zero na redação. Importante lembrar que as notas de outras edições do Enem não valem para pleitear bolsa.

Só podem participar brasileiro­s que não possuem curso superior e que tenham cursado o Ensino Médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do Ensino Médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficiente­s físicos ou, ainda, professore­s da rede pública podem solicitar bolsa.

Quem bolsa integral deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.431). As bolsas parciais de 50% são destinadas a alunos que têm uma renda familiar per capita de até três mínimos (R$ 2.862). O estudante que conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeira­s de arcar com a outra metade do valor da mensalidad­e, ainda pode utilizar o Fundo de Financiame­nto Estudantil (Fies).

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionad­os estarão disponívei­s na página do ProUni na internet, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada. A segunda chamada será feita a partir de 16 de julho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil