O Dia

Vacinação contra a gripe é estendida a pessoas de outras idades no Rio.

Crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos terão direito à imunização

-

Por conta da baixa procura pela imunização da gripe, a campanha, que terminou na sexta-feira, foi prorrogada e ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. No Rio de Janeiro, apenas 65% do público-alvo esperado no estado foi vacinado.

Entre os grupos, a maior cobertura vacinal ficou entre os indígenas (136%), seguidos por professore­s (85%), mulheres com até 45 dias após o parto (82%), trabalhado­res da área de saúde (75%), idosos (72%), gestantes (54%) e crianças (42%). Por orientação do Ministério da Saúde, a campanha continuará enquanto as doses estiverem disponívei­s.

Além da nova faixa de idade, a vacina continuará sendo aplicada em gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, profission­ais de saúde e indígenas.

“Mesmo com o fim da campanha, a vacina continuará disponível em muitas cidades, por isso é importante que a população procure se vacinar e se previna contra a doença. Apesar da gripe não ser uma doença grave, pode se agravar entre os grupos prioritári­os”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde, que continuarã­o disponívei­s nos postos, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/ H3N2 e Influenza B.

De janeiro até 21 de junho deste ano, foram notificado­s 601 casos de Síndrome Respiratór­ia Aguda Grave em todo estado, sendo 23 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificado­s 67 óbitos por SRAG, sendo 4 por H1N1 e 4 por H3N2.

 ?? SEVERINO SILVA / AGÊNCIA O DIA ?? Campanha vai durar enquanto as doses estiverem disponívei­s nos postos
SEVERINO SILVA / AGÊNCIA O DIA Campanha vai durar enquanto as doses estiverem disponívei­s nos postos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil