O Dia

Defesa pede que STF paute caso de Lula

-

A defesa do ex-presidente Lula pediu ontem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que o recurso pela liberdade do petista seja julgado na sessão de hoje da Segunda Turma da Corte. Os advogados de Lula também pedem que o ministro reconsider­e decisão em que rejeitou analisar o caso.

No novo pedido, a defesa alega que Lula está preso ilegalment­e há 80 dias e pede urgência no julgamento.

Na sexta-feira, Fachin rejeitou o pedido protocolad­o pela defesa do ex-presidente para aguardar em liberdade o julgamento de um recurso da defesa de Lula contra a condenação na Lava Jato. A decisão veio após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) negar solicitaçã­o para que o Supremo analisasse uma suspensão da pena pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP).

Para o ministro, a decisão do TRF-4 impede o julgamento no STF. A defesa alega que o recurso contra a decisão do TRF-4 é um fato novo, e, por isso, Fachin deve reconsider­ar a situação.

Mais de 250 juristas lançaram ontem um manifesto contra a decisão de Fachin, defendendo que “não há o que possa justificar novos adiamentos sobre matéria que afeta a liberdade de um réu específico ou de milhares de pessoas que podem estar encarcerad­as injustamen­te”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil