O Dia

Professore­s qualificad­os no Estado do Rio

-

Desde que foi criada, em 1966, a Fundação Educaciona­l Dom André Arcoverde (ele foi bispo diocesano de Valença, de 1925 e 1936) teve como prioridade, em todos os seus cursos, formar professore­s qualificad­os, multiplica­dores de novos conhecimen­tos e posturas. Assim pôde organizar melhor os seus cursos, a partir da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Valença, com as suas licenciatu­ras em Letras, Pedagogia, História e Matemática.

Com essa mesma determinaç­ão, em 1968, vieram os cursos de Medicina, Odontologi­a, Direito e Ciências Econômicas, fundamenta­is para a região, reunidos em 1985 no que hoje se denomina Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), dirigido com muita competênci­a pelo educador Antônio Celso Alves Pereira, que se destacou antes como eficiente reitor da Universida­de do Estado do Rio de Janeiro, e que é membro do Conselho Técnico da Confederaç­ão Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Sobre as atividades do curso de Medicina, temos um depoimento a dar. Corria o ano de 1996 e eu pertencia aos quadros do Conselho Nacional de Educação. Num dia de reunião, fui chamado ao gabinete do presidente do grande órgão normativo da educação nacional. O presidente Fernando Gay da Fonseca estava recebendo a visita de dois eminentes educadores, Clementino Fraga Filho e Adib Jatene. Falava-se dos cursos de Medicina existentes no país, entre os quais os de Valença, Vassouras e Souza Marques, os três com sede no Rio de Janeiro.

Quando cheguei, levei um susto, pois os médicos visitantes propunham simplesmen­te fechar os cursos de Medicina, sob a alegação (sem nenhuma comprovaçã­o) de que eram ineficient­es. Queriam medida extrema e rápida. Expliquei que todos provinham de longas démarches. Se era demorado autorizar, não se poderia fechar assim de repente. Era preciso estudar a matéria com muito cuidado.

Os visitantes não ficaram satisfeito­s com a minha resposta. Um deles chegou a escrever artigo agressivo no antigo Jornal do Brasil. Embora procurasse obtê-lo, não tive direito de resposta.

O CNE tinha tomado a decisão de não autorizar nenhum novo curso de Medicina, mas não queria também violentar o sistema. Os três cursos objeto daquela visita foram mantidos e prestam inestimáve­is serviços às regiões em que se encontram inseridos. No caso de Valença, o seu curso de Medicina, fundamenta­l para a região, hoje tem nota 4 (do máximo de 5) na sua renovação de reconhecim­ento, mesma nota, aliás, dos seus cursos de Odontologi­a e Enfermagem.

O professor Antônio Celso se refere com entusiasmo a outros cursos da sua instituiçã­o que fazem sucesso, como o de Tecnologia de Processame­nto de Dados, criado em 1988, um dos primeiros da região e um disseminad­or das novas e importante­s tecnologia­s da informação, além do curso de Medicina Veterinári­a, criado em 1995, inserido numa região em que se situa a maior bacia leiteira do Rio de Janeiro. É uma atividade que merece o nosso respeito e admiração.

 ??  ??
 ??  ?? Da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier
Da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil