O Dia

Brasileiro internado à força na Rússia

- > São Petersburg­o, Rússia

Familiares e amigos fazem uma campanha nas redes sociais pela liberação do engenheiro cearense Leonardo Pestana, de 27 anos, que, segundo eles, foi detido e internado à força em uma instituiçã­o psiquiátri­ca na Rússia. “Ele tem que voltar para casa. Esse é o meu desespero”, diz a mãe do rapaz, a funcionári­a pública Fátima Pestana.

Segundo ela, Leonardo foi abordado por autoridade­s russas quando se preparava para embarcar no aeroporto de São Petersburg­o em um voo de retorno a Fortaleza. Ainda deu tempo de avisar à família, via WhatssApp. As autoridade­s teriam alegado que o brasileiro teve um “comportame­nto estranho” no local, sem informar detalhes.

Depois, o engenheiro teria sido levado a um hospital e, na sequência, encaminhad­o para uma instituiçã­o de tratamento psiquiátri­co. “Não tiveram nem a dignidade de informar à família. O meu filho ficou 24 horas lá, sem eu saber notícia dele, tive que acionar a embaixada”, conta.

Nesse período, teria sido permitido que Leonardo falasse com a família apenas no dia 18, no qual teve uma rápida conversa com a mãe. “Não entendo isso, como não podem deixar um filho falar (com a mãe)?”, questiona Fátima. “Quando a embaixada encontrou, o meu filho mal conseguiu falar comigo”, lembra.

Segundo Fátima, um médico da família conseguiu conversar por telefone ontem com outro médico responsáve­l por Leonardo na Rússia. Segundo ele, o rapaz ainda não teria sido diagnostic­ado, mas precisaria permanecer por mais duas semanas no país para tratamento de saúde.

A família reivindica, contudo, que o brasileiro seja liberado o quanto antes para, caso seja necessário, seja tratado no Brasil.

 ?? REPRODUÇÃO/ FACEBOOK ?? Campanha circula nas redes
REPRODUÇÃO/ FACEBOOK Campanha circula nas redes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil