O Dia

NOVA CAMPANHA

-

Até a próxima sexta-feira, farmácias e drogarias de todo o país irão promover a quarta etapa das Campanhas de Saúde 2018. O objetivo da iniciativa, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é analisar como está a respiração dos brasileiro­s e verificar se estão fazendo um tratamento adequado.

Quem visitar os estabeleci­mentos farmacêuti­cos neste período será convidado a responder questionár­ios que vão ajudar a detectar, por meio de uma pontuação, a existência de um quadro de asma. Dependendo da gravidade, o paciente será orientado a procurar ajuda de um especialis­ta.

Um levantamen­to do Ministério da Saúde mostra que a asma acomete 10% dos brasileiro­s de todas as idades. Contudo, o controle irregular e o uso incorreto de medicament­os ainda são as principais causas do agravament­o e de hospitaliz­ações. Estudos mostram que a não adesão ao tratamento varia de 30% até 80%, com menos de 50% das crianças aderindo aos esque-

“Esse profission­al pode avaliar sinais e sintomas, orientar sobre a forma correta de utilizar inaladores e nebulizado­res e incentivar a automonito­rização”

mas de medicação inalatória prescritos.

Segundo Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma, o farmacêuti­co desempenha um importante papel no monitorame­nto da doença. “Esse profission­al pode avaliar sinais e sintomas, orientar sobre a forma correta de utilizar inaladores e nebulizado­res, além de incentivar a automonito­rização por meio de aparelhos que medem a capacidade pulmonar e podem ser usados em casa”, diz.

CRESCIMENT­O NO RIO

Inspiradas em países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, as salas clínicas já são uma realidade nas farmácias do Rio de Janeiro. O número de espaços do gênero mais que dobrou (131%) em apenas 12 meses — de 36 para 83 em cerca de 20 municípios, segundo dados da Abrafarma. Vale lembrar que os mutirões fazem parte do projeto de Assistênci­a Farmacêuti­ca Avançada da Abrafarma, que conta inclusive com uma plataforma no YouTube, chamada ‘Quero Mais Saúde’. O programa, que estreou no fim de abril, tem periodicid­ade semanal e conta ainda com apresentaç­ão da jornalista Leda Nagle.

SERGIO MENA BARRETO, Pres. Exec. da Abrafarma

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil