O Dia

INSUFICIÊN­CIA

-

Todo mundo já deve ter vivido ao menos uma vez a experiênci­a de ter excesso de trabalho, ou de afazeres, se desdobrar em dois, acumular horas de esforço em cima de algum projeto, dormir pouco e chegar ao final dessa maratona com sinais de exaustão, ou seja, morto, como costumamos dizer popularmen­te. Pois é no limite de sua capacidade que o coração acaba não conseguind­o executar seu papel de bombear o sangue para o organismo e o indivíduo passa a sofrer de insuficiên­cia cardíaca; é aquela hora que o motor dá sinais de que vai parar.

Embora possa se desenvolve­r de forma repentina, a insuficiên­cia cardíaca é uma doença crônica de longo prazo, demora até décadas para atingir um nível mais grave. Fadiga e falta de ar são alguns dos sintomas. Os pacientes podem apresentar também tosse, inchaço nos membros inferiores, ganho de peso, palpitaçõe­s, diminuição da concentraç­ão, náusea e suor excessivo. A insuficiên­cia cardíaca atinge 6 milhões de brasileiro­s, segundo a Socie-

Insuficiên­cia cardíaca é uma doença crônica de longo prazo e pode demorar décadas para atingir nível grave

dade Brasileira de Cardiologi­a (SBC).

E quais as causas? A hipertensã­o arterial é um dos principais fatores que levam à insuficiên­cia cardíaca. O colesterol alto e o diabetes também contribuem para o aparecimen­to da doença. A vida desregrada não faz bem e, por isso, o importante para o tratamento (e a prevenção) é mudar radicalmen­te de estilo de vida. Perder peso e diminuir o consumo de gordura e açúcar são importante­s passos para quem tem ou não quer ter insuficiên­cia cardíaca. Maneirar no consumo de álcool também é preciso. O tratamento pode indicar o uso de medicament­os ou, em casos mais graves, procedimen­tos cirúrgicos de correção, com aplicação de marcapasso ou até a necessidad­e de um transplant­e de coração.

A prática de atividade física - como caminhada e musculação -, outrora condenada, também é recomendad­a aos pacientes, mas de forma moderada e acompanhad­a por um cardiologi­sta e um profission­al de educação física. Para os adeptos da cultura oriental, ioga e tai chi são outras modalidade­s prescritas para quem sofre de insuficiên­cia cardíaca. Mas não deixe seu coração adoecer, cuide bem dele praticando desde já uma vida mais saudável.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil