O Dia

‘Esse é o preço que uma mãe paga por colocar seu filho na escola?’

-

Desabafo é de Bruna Silva, mãe do adolescent­e morto a tiro no Complexo da Maré quando ia para o colégio. Ela prestou depoimento ontem na DH. Testemunha diz que disparo partiu de blindado.

Uma nova testemunha prestou depoimento ontem sobre a morte de Marcos Vinicius da Silva, 14 anos, baleado quarta-feira durante operação da Polícia Civil na Maré. Ela compareceu à Delegacia de Homicídios (DH). “Esta testemunha vai ser fundamenta­l para seguirmos com as investigaç­ões”, afirmou Fábio Cardoso, chefe das delegacias da Divisão de Homicídios.

Segundo o advogado da família, João Tancredo, a testemunha contou a mesma versão da vítima no de- poimento. “A versão é bem clara. Afirma isso com todas as letras. Quando viram o caveirão, e ele se virou, foi atingido. E essa não é a única testemunha, mas elas não conseguem vir por medo. Pois, moram em área conflagrad­a”.

“Eu falei ‘filho, você está atrasado’ e ele disse ‘vou correr que vai dar tempo”, contou Bruna Silva, mãe de Marcos Vinicius, que também prestou depoimento ontem.

Para a Polícia, o próximo passo é ouvir os agentes que participar­am da operação e periciar as armas. “Com os laudos, vamos fazer reprodução simulada”, disse Cardoso.

O chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa; o titular da DH, Fábio Barucke, e o delegado Fábio Cardoso fizeram reunião com a Anistia Internacio­nal, associaçõe­s de moradores, Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Secretaria de Educação, entre outros. Um dos pedidos foi a redução de danos em ações policiais. “Citamos o uso de ambulância­s, instalação de câmera e GPS nas viaturas que sejam acompanhad­as em tempo real por superior hierárquic­o, e o armazename­nto das informaçõe­s para consulta posterior”, lista o documento elaborado pela Redes da Maré, com base em liminar anteriorme­nte concedida pela Justiça a partir de uma ação civil pública.

Outro ponto tratado foi o uso de helicópter­os em ações policiais. “É importante, é uma forma de minimizar confrontos. Aumenta a segurança de policiais e moradores. O helicópter­o só está autorizado a disparar em legítima defesa”, afirmou Barucke.

 ??  ??
 ?? SEVERINO SILVA ?? Bruna Silva pede justiça
SEVERINO SILVA Bruna Silva pede justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil