O Dia

Acupuntura para menores

- Márcia Yamamura Pediatra e vice-pres. do Col. Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA)

Apopulação brasileira conta com uma aliada importante para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescent­es: a acupuntura. A técnica foi criada há mais de três mil anos na China e, desde 1995, é reconhecid­a como especialid­ade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Disponível para os cidadãos atendidos pelo Sistema Único de Saúde e pelos planos de saúde, os tratamento­s são indicados para as mais diversas doenças, como asma, cefaleia, dores no sistema músculo-esquelétic­o, hiperativi­dade, problemas gastrointe­stinais, depressão, ansiedade, entre outras.

Outra possibilid­ade de tratamento e que ainda é pouco difundida é a puericultu­ra com a acupuntura, trabalhand­o na prevenção, para não deixar que a criança saudável adoeça. Nesse caso, procura-se resgatar o papel do médico como preventivo, tentando mudar a cultura de procurar o médico só quando se está doente.

A acupuntura não enxerga apenas a doença, considera-se a criança como um ser completo, atuando nos sintomas diretos e indiretos. Dessa forma, melhora o comportame­nto, o emocional e com isso, muitas vezes, diminui a incidência de crises crônicas de determinad­as doenças. Os males emocionais também são tratados como uma doença, por isso cuida-se do indivíduo como um todo, incluindo o ambiente em que ele vive e os fatores sociais e comportame­ntais da família, de maneira preventiva.

A acupuntura também apresenta excelentes resultados quando acriança já está adoecida, principalm­ente no caso de enfermidad­es crônicas, dores, problemas gastrointe­stinais e emocionais. A acupuntura também pode ajudaratra­nq ui lizar acriança, melhorar o sono e até as cólicas que incomodam tanto os bebês nos primeiros meses de vida.

Inclusive a terapia tem mostrado bons resultados também nos casos de doenças de pele, como vitiligo, entre outras.

Durante o atendiment­o, todos esses fatores (psíquicos, emocionais, sociais e ambientais) são observados e fazem parte da anamnese. São identifica­dos, então, os possíveis fatores do adoeciment­o segundo os preceitos da Aaupuntura. Daí decide-se pelo tratamento mais indicado: aplicação de agulhas, auriculote­rapia, além das mudanças em hábitos alimentare­s, alterações na rotina da criança, foco no emocional, etc.

O papel da mãe também é trabalhado e resgatado, procurando-se restabelec­er o vínculo mãe-filho.

Nocas oda oncologia pediátrica, a Acupuntura auxilia bastante no combate aos efeitos desconfort­áveis da quimiotera­pia e na diminuição da dor, melhorando a qualidade de vida desses pequenos pacientes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil