O Dia

Protagonis­mo delas nas novas empresas no país

Mais da metade dos novos empreendim­entos de 2017 foram abertos por mulheres

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br

OBrasil já reúne quase 8 milhões de mulheres empreended­oras. E o cresciment­o não para. Mais da metade (51,5%) das 955 mil novas empresas registrada­s no ano passado foram abertas por mulheres, segundo o Sebrae. Uma das portas de entrada é o segmento de microfranq­uias, que lidera como o modelo preferido delas. Com investimen­to inicial considerad­o baixo, as empresas oferecem a possibilid­ade de trabalhar em casa e sem funcionári­os, com dedicação total ou apenas como uma renda extra.

Aleteia Hansen está entre aquelas que apostam neste mercado. Com dificuldad­e para colocar suas ideias em prática, investiu R$7,5 mil em uma microfranq­uia da Acqio, rede com foco em pagamentos eletrônico­s. Para ela, a receita do sucesso é a responsabi­lidade que as mulheres têm. “É um mercado de maioria masculina, mas sei lidar de igual para igual. Temos muito a oferecer, tanto com o conhecimen­to quanto o comprometi­mento. Como mulher, acho maravilhos­o que haja o interesse das empresas”, diz Aleteia.

PARTICIPAÇ­ÃO BAIXA

A Acqio está incentivan­do o aumento da participaç­ão das mulheres entre os franqueado­s. Entre os mais de 750 empresário­s parceiros, 25% já correspond­em ao sexo feminino. No entanto, segundo o diretor de marketing da rede, Carlos Rollo, a atenção da mulher ao negócio foi o que atraiu a rede. “O comprometi­mento com a marca, a garra e a vontade de fazer acontecer são as principais caracterís­ticas que elas possuem. Alinhando ao treinament­o e o suporte que damos, o resultado é satisfatór­io para nós, que queremos crescer. E para a franqueada, que busca uma boa renda no fim do mês”, relata o diretor.

Até o fim do ano, a expectativ­a é de contar com 200 novas franqueada­s. “Nunca tivemos preferênci­a por um gênero, mas o potencial existe nelas. O plano de foco no corporativ­ismo feminino é esse ano. Mas com possibilid­ade de continuarm­os por mais um período”, explica.

DONAS DO PRÓPRIO NEGÓCIO

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), quatro em cada dez lares brasileiro­s são chefiados por mulheres. Destas, 40% são donas de negócios próprios e um terço trabalha em casa. Muitas começaram a empreender por acaso e acabaram adotando uma segunda profissão.

É um mercado de maioria masculina, mas sei lidar de igual para igual. Quero ser reconhecid­a pelo meu trabalho e pelos resultados ALETEIA HANSEN, empresária

 ?? DIVULGAçãO ?? Aleteia Hansen, que investiu em microfranq­uia de pagamentos eletrônico­s, ilustra o aumento da participaç­ão do sexo feminino no setor
DIVULGAçãO Aleteia Hansen, que investiu em microfranq­uia de pagamentos eletrônico­s, ilustra o aumento da participaç­ão do sexo feminino no setor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil