O Dia

Linhas de ônibus sumidas não voltaram a circular como prometido.

Após um ano, só uma linha foi retomada e trajetos oficiais não são respeitado­s

- NADEDJA CALADO nadedja.calado@odia.com.br Com a estagiária Fernanda Soares

Um ano depois, a população ainda reivindica o cumpriment­o da promessa de retomada de linhas de ônibus extintas durante a gestão de Eduardo Paes, processo à época chamado de ‘racionaliz­ação’. A revisão foi anunciada em junho do ano passado pelo então Secretário Municipal de Transporte­s, Fernando MacDowell. Mas só uma linha voltou a circular e, segundo a atual gestão municipal, o processo já foi concluído.

A Secretaria Municipal de Transporte­s (SMTR) informa que a linha 484 (Olaria - Copacabana) foi restabelec­ida, e cita itinerário­s alterados. Segundo Atílio Flegner, ex-assessor de MacDowell e membro do Conselho Consultivo de Mobilidade, órgão municipal, a revisão não foi conduzida conforme previsto. “Planos foram feitos mas as discussões não avançaram. No momento isso não é debatido”, reclama. Ele acrescento­u que conflitos entre a prefeitura e empresas de ônibus acerca da tarifa também atrapalhar­am o processo.

Sobre as mudanças feitas na revisão, Flegner afirma: “Quase nada está funcionand­o”. Um exemplo é a linha 497 (Penha - Cosme Velho). Na racionaliz­ação, o itinerário foi cortado e o ônibus passou a ir somente até o Largo do Machado. A SMTR garante devolveu o ponto final para o Terminal do Cosme Velho, mas os passageiro­s contam que a medida ficou só no papel. “Se estivesse com o trajeto antigo, pegaria só ele. O itinerário continua reduzido, estou pegando dois ônibus”, contou o estudante Ian Lacerda, 24.

“Intensific­aremos a fiscalizaç­ão a fim de apurar a possível irregulari­dade e, constatand­o o fato, autuar o consórcio”, respondeu a SMTR em nota. Na falta de fiscalizaç­ão, os próprios motoristas ‘revisaram’ a racionaliz­ação. A linha 433 (Vila Isabel - Prado Jr), que antes da racionaliz­ação ia até o Leblon, é um exemplo. “Tem motorista da 433 que ainda faz o caminho antigo. Mas não são todos, cada um faz uma coisa”, contou o empresário Antônio Alves, enquanto esperava no ponto. Procurada, a Transporte­s Vila Isabel informou apenas que segue o trajeto de Vila Isabel - Prado Jr.

Usuários apontam mais problemas com as linhas. A Troncal 10 (Cruz Vermelha Jardim de Alah) foi ajustada, mas roda com um único ônibus, segundo dados do aplicativo ‘Cadê o Ônibus?’, que localiza os coletivos pelo GPS.

Uma das polêmicas da racionaliz­ação foram os nomes “Troncal” e “Integrada”, que confundiam os usuários. Na revisão, a SMTR informou que as linhas voltariam a ser identifica­das por números. O anúncio foi feito em junho de 2017, e a resolução foi publicada em janeiro de 2018, mas nada aconteceu. “O plano existe e está sendo implementa­do gradualmen­te, sem data para conclusão, a fim de evitar transtorno­s para a população”, justificou a pasta.

No Facebook, a página “Quero Meu Ônibus de Volta” foi criada na época da racionaliz­ação e segue reunindo passageiro­s insatisfei­tos. “Ano passado prometeram rever, mas o processo não foi transparen­te, as pessoas nem sabem se isso foi feito. Já pedimos, fizemos audiências públicas, mas quase nada mudou”, disse a bióloga Diana Levacov, 53, uma das administra­doras da página.

A engenheira de Transporte­s Eva Vider, professora da Escola Politécnic­a da UFRJ, classifico­u o processo como ‘incompleto’. “Se as pessoas estão reclamando até hoje, é porque têm necessidad­e, não têm outra alternativ­a que não o transporte público. É preciso ouvi-las e recolocar as linhas que fazem falta”, avaliou.

‘Tem motorista da 433 que ainda faz o caminho antigo (até o Leblon). Mas não são todos, cada um faz uma coisa’ ANTONIO ALVES, empresário

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? O passageiro Antônio Alves diz que trajeto da linha 433 (Vila Isabel-Prado Jr.) muda de acordo com o motorista da vez
DANIEL CASTELO BRANCO O passageiro Antônio Alves diz que trajeto da linha 433 (Vila Isabel-Prado Jr.) muda de acordo com o motorista da vez
 ?? FERNANDA DIAS ?? Ian reclama que a 497 termina no Largo do Machado, apesar de SMTR informar que vai até o Cosme Velho
FERNANDA DIAS Ian reclama que a 497 termina no Largo do Machado, apesar de SMTR informar que vai até o Cosme Velho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil