O Dia

Muito equilíbrio para avançar

Tite trabalha o emocional da Seleção para que não sinta a pressão no decisivo confronto com a Sérvia. E valoriza a emoção de Neymar

-

Quando a Seleção projeta o futuro próximo, depara com seu maior trauma e com um medo do tamanho da Rússia. Se vencer a Sérvia, hoje, às 15h, no Estádio do Spartak, o Brasil pode cruzar com a Alemanha nas oitavas de final da Copa. Bastaria que os carrascos de 2014 se mantivesse­m em segundo lugar no Grupo F. Caso perca, corre o risco de sofrer novo abalo histórico: ser eliminado na primeira fase. Aliviar a pressão, que fez Neymar chorar e pesa nas pernas dos jogadores, é parte do trabalho de Tite, que faz as vezes de psicólogo, enquanto lida com a própria ansiedade.

“Não podemos pensar nisso (possível confronto com a Alemanha). Estrategic­amente, estou procurando palavras para criar uma descontraç­ão, para a situação fluir de forma tranquila. Mas não estou tranquilo, a expectativ­a é muito alta. Tem a qualidade da Sérvia, os méritos deles”, disse o técnico.

A emoção de Neymar, Tite tenta anestesiar com empatia. Ao admitir ter chorado ao estrear no cargo, o treinador se colocou ao lado do camisa 10, embora mostre ser emocionalm­ente mais estável, apesar da queda no gol de Philippe Coutinho: “No primeiro jogo, contra o Equador, liguei para minha esposa e chorei de alegria, de satisfação, porque é nossa caracterís­tica emocional. Chorei de prazer, de orgulho, de um momento de tanta pressão de fazer um grande jogo.”

O diagnóstic­o da autoanális­e, que aponta para um quadro de inquietaçã­o, também contrasta com a tranquilid­ade nas palavras de Tite. A crença na solidez do trabalho realizado lhe tem efeito ansiolític­o, ao mesmo tempo que o estimula: “Quando olho para trás e vejo toda a nossa trajetória, o mo- mento que estivemos juntos; quando lembro todo o passado, a construção dessa campanha; a necessidad­e da força de cada um, de equilíbrio emocional, para chegar até aqui; a comissão técnica e o quanto a gente procura se preparar bem, tudo isso me gera expectativ­a, mas me gera confiança”.

Se não viveu o choque da goleada por 7 a 1, Tite tem seus próprios traumas. Da eliminação do Corinthian­s para o Tolima, na fase preliminar da Libertador­es de 2011, no entanto, o técnico tirou lições. Ao mesmo tempo que aprendeu como podem ser cruéis as surpresas do futebol, entendeu que a manutenção do equilíbrio e do padrão de jogo minimizam os riscos.

 ?? MOWA PRESS ?? Pendurado com um amarelo, Neymar precisa ter os nervos no lugar hoje
MOWA PRESS Pendurado com um amarelo, Neymar precisa ter os nervos no lugar hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil