O Dia

Em 24 horas, dois policiais mortos e dois feridos

Em 16 horas, quatro policiais são baleados em tentativas de assalto no Rio. Um agente da Civil e um federal aposentado morreram. Um Civil e um PM ficaram feridos

- NADEDJA CALADO nadedja.calado@odia.com.br RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br Colaborara­m Adriano Araújo, Luana Benedito e Luarlindo Ernesto

Em menos de 24 horas, um agente da PF aposentado foi assassinad­o a tiros no Recreio dos Bandeirant­es e um policial civil morreu em uma tentativa de assalto, no Engenho de Dentro.

Dois policiais foram mortos e dois foram feridos por tiros em tentativas de assalto em menos de 24 horas no Rio. Por volta das 9h30 de ontem, o policial civil Eduardo Freire Pinto Guedes Filho, conhecido como Paquetá, 47, morreu após ser baleado em frente à casa onde morava com a família, no Engenho de Dentro, ontem, às 9h30. Já o policial federal aposentado Luis Carlos Dias foi assassinad­o no Recreio dos Bandeirant­es na terça-feira, por volta das 23h.

Paquetá foi baleado três vezes e chegou a ser levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu. Segundo imagens de câmeras de segurança, ele estava a paisana e voltava do mercado quando um homem anunciou o assalto. Ele teria pedido o cordão de ouro do agente. Os dois discutiram, o suspeito disparou e fugiu na moto com um comparsa que aguardava em frente.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DH-Capital) periciou o local do crime e fez diligência­s em busca de testemunha­s e câmeras de segurança. Em nota, a Polícia Civil lamentou a morte do agente. Paquetá era lotado na Coordenado­ria de Fiscalizaç­ão de Armas e Explosivos (CFAE), e tinha esposa e um casal de filhos.

No caso ocorrido no Recreio, o policial federal foi abordado por bandidos quando caminhava pela Avenida Guignard e teria se negado a entregar seus pertences porque a identifica­ção da PF estava junto do celular. Os criminosos, então, atiraram. Ele tentou fugir, mas morreu na Rua Gustavo Corção, a cerca de 200 metros do local do crime.

Com as duas mortes, chegou a 67 o número de agentes de segurança assassinad­os no estado em 2018. Destes, 57 são PMs, quatro policiais civis, dois agentes da Secretaria Estadual de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap), dois do Exército, um policial federal e um da Guarda Municipal do Rio.

Além do agente baleado, tiroteio no Andaraí deixou a esposa do policial e pedestre feridos

Outro agente da Polícia Civil foi baleado ontem. Por volta das 8h, Marcus Fonseca, 45, foi baleado seis vezes ao reagir a uma tentativa de assalto em um arrastão na Rua Ferreira Pontes, no Andaraí. O agente foi atingido no glúteo, rosto, tornozelo, ombro, antebraço e punho, e passou por sete horas de cirurgia no Hospital Federal do Andaraí. Segundo a unidade, seu estado é grave. “Ele estava parado no sinal, vieram dois bandidos em dois carros e começaram a atirar”, relatou o delegado Fábio Barucke, do Departamen­to Geral de Polícia (DGP).

No tiroteio, outro homem, que passava na garupa de um mototáxi, foi baleado. A esposa do policial ficou ferida por estilhaços. Eles também foram socorridos e estão estáveis. Mais de 10 tiros atingiram o veículo da vítima, seis deles no para -brisas. Ao menos um dos criminosos também foi baleado, mas conseguiu fugir. A polícia periciou um veículo abandonado pelos bandidos em busca de impressões digitais.

O segundo policial ferido ontem foi o PM Leonardo Freitas, de 37 anos. Ele foi baleado em tentativa de assalto, à tarde, quando chegava em casa na Rua Senador Nabuco, em Vila Isabel. Segundo informaçõe­s do 6º BPM (Tijuca), o militar, de folga, foi atingido nas costas, e a bala saiu pelo abdômen. Ele foi socorrido pela esposa e levado para o Hospital Federal do Andaraí, onde passou por cirurgia. Segundo a unidade, o PM perdeu um rim e está estável.

 ?? MAÍRA COELHO / AGÊNCIA O DIA ?? Policiais examinam a entrada da casa onde o agente Eduardo Freire foi atingido por um bandido
MAÍRA COELHO / AGÊNCIA O DIA Policiais examinam a entrada da casa onde o agente Eduardo Freire foi atingido por um bandido
 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ?? O carro do policial civil Marcus Fonseca, ferido com seis tiros no Andaraí, ficou com diversas marcas de bala
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA O carro do policial civil Marcus Fonseca, ferido com seis tiros no Andaraí, ficou com diversas marcas de bala
 ?? SEVERINO SILVA / ARQUIVO ?? O policial Eduardo Freire, o Paquetá, assassinad­o ontem aos 47 anos
SEVERINO SILVA / ARQUIVO O policial Eduardo Freire, o Paquetá, assassinad­o ontem aos 47 anos
 ?? REPRODUÇÃO / INTERNET ?? Luis Carlos foi morto no Recreio
REPRODUÇÃO / INTERNET Luis Carlos foi morto no Recreio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil