O Dia

Datena vai disputar Senado

Apresentad­or concorrerá por São Paulo e poderá ajudar tucano Doria e até Alckmin

-

Depois de muito suspense, o apresentad­or de TV José Luiz Datena confirmou que vai se candidatar ao Senado pelo DEM, em São Paulo, nas eleições 2018. Datena comporá a chapa do ex-prefeito da capital João Doria (PSDB), que é candidato ao governo estadual, e de Geraldo Alckmin (PSDB), que concorre à presidênci­a, na hipótese provável de que Rodrigo Maia (DEM) desista de se candidatar.

Em maio, uma pesquisa do Ibope/Band mostrou que o apresentad­or tinha 24% das intenções de voto, atrás do vereador Eduardo Suplicy (PT), com 30%. Neste ano, cada estado elege dois senadores. Em 2016, Datena cogitou entrar na disputa para a Prefeitura de São Paulo, mas desistiu. Agora, o deputado federal Rodrigo Garcia, líder do DEM na Câmara, estima que Datena seja o senador mais votado do país.

Os tucanos consideram que Datena poderá dar um ar mais popular para a chapa do PSDB, o que pode ajudar o partido a enfrentar o avanço de Jair Bolsonaro (PSL) no estado. O deputado federal lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente em São Paulo, estado governado pelo PSDB desde 1994 (com 21,4% contra 18,4% no cenário sem o ex-presidente Lula, segundo o Paraná Pesquisas).

No domingo, Datena tinha dado sinais de que aceitaria o desafio. “Eu já tinha desistido completame­nte da política e estou numa encruzilha­da desgraçada. Talvez seja esse o último programa que faço nessa fase na Bandeirant­es”, disse.

Após a confirmaçã­o da précandida­tura, Datena deve deixar de apresentar seus dois programas na TV, o Brasil Urgente e o Agora é com Datena.

Depois de muita especulaçã­o. Datena talvez seja o nome de maior destaque fora do mundo político a topar participar das eleições, depois de Luciano Huck, Bernardinh­o e Joaquim Barbosa, entre outros nomes de ‘outsiders’ terem desistido de participar da vida partidária.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Datena: único ‘outsider’ de destaque que decidiu enfrentar as urnas
DIVULGAÇÃO Datena: único ‘outsider’ de destaque que decidiu enfrentar as urnas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil