O Dia

Boatos espalhados pelo WhatsApp provocam onda de linchament­os em estado da Índia

Vídeo distribuíd­o pelo aplicativo provoca onda de linchament­os em estado indiano

- > Ahmedabad, Índia

APolícia indiana pediu ontem à população que ignore boatos que circulam no WhatsApp sobre traficante­s de crianças que já levaram a pelo menos uma morte e vários feridos.

Segundo as mensagens, 300 traficante­s teriam chegado a Gujarat para sequestrar crianças e depois vendê-las, informação que deflagrou cerca de dez casos de agressões, desde terça-feira, em várias cidades do estado.

Um vídeo, mostrando uma cena, supostamen­te feita por uma câmera de vigilância, na qual dois homens numa moto pegam uma criança que brinca com outras numa rua, detonou a onda de pânico. A imagem, na verdade, foi feita no Paquistão, e era uma simulação para alertar contra sequestrad­ores no país vizinho.

Na Índia, a segunda parte do vídeo foi excluída. Para completar, canais locais deram a notícia como verdadeira.

A polícia local está tentando combater os boatos com publicaçõe­s em redes sociais, enquanto carros da corporação percorrem os bairros pedindo que as pessoas não acre- ditem nas mensagens. “Não se deixem levar pelas mensagens falsas, ou pelos boatos nas redes sociais, e não ataquem ninguém com base em suspeitas”, pede a polícia estadual.

Na terça-feira, em Ahemdabad, cerca de 100 pessoas atacaram uma mendiga de 45 anos, Shantadevi Nath, e outras três mulheres, acusando-as de serem membros do grupo de traficante­s. A mulher morreu logo depois.

Segundo a imprensa indiana, rumores sobre os sequestros provocaram incidentes de violência com pelo menos 22 mortos em todo país nos últimos 12 meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil