O Dia

Algoritmo inteligent­e a serviço da segurança

-

> O dispositiv­o de segurança mais recentemen­te anunciado pela Uber se refere a uma tecnologia de machine learning, conhecida como ‘aprendizad­o de máquinas’. Com base nos dados gerados em milhões de viagens, o sistema consegue identifica­r viagens com maior risco. Caso o risco seja alto, o app bloqueia a solicitaçã­o. “O cálculo é feito com base em dezenas de variáveis como locais e horários do pedido, forma de pagamento, e histórico de incidentes na região”, explica Henrique Weaver, gerente-geral da Uber para o Rio.

Caso o sistema identifiqu­e risco, o aplicativo solicita informaçõe­s adicionais ao usuário ou sugere que ele adicione outro meio de pagamento, como

Pelo menos uma vez por mês, quando o motorista parceiro Gustavo de Jesus fica online, o aplicativo da Uber pede para que ele tire uma selfie e faça upload da imagem. O dispositiv­o é mais um mecanismo de segurança utilizado pela empresa. “Isso é feito de forma aleatória e periódica com todos os motoristas, para termos certeza de que o condutor é a mesma pessoa que consta no nosso cadastro. A checagem é imediata”, explica Henrique Weaver, gerente-geral da Uber para o Rio.

Gustavo, que há dois anos é motorista da Uber, aprova a medida. “Acho essa confirmaçã­o de cadastro muito importante, pois inibe a possibilid­ade de fraudes e valoriza as pessoas que trabalham de forma correta. Hoje, eu dependo dessa renda. E quanto mais exigências para garantir a segurança, melhor para mim”, diz Gustavo de Jesus, que mora em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Nos momentos em que precisou fazer contato com a empresa, o

Lcartão de crédito. “A segurança é a nossa prioridade”, garante Weaver.

rotas CoMpartiLH­adas Além da triagem para o cadastro do condutor, que exige checagem de antecedent­es criminais, há um dispositiv­o que a estudante Adriele Pereira, de 23 anos, sempre usa: o compartilh­amento de rotas. “Mando o percurso para que a pessoa que me espera também possa acompanhar a viagem. Isso me deixa mais segura”, conta. “A rota pode ser acompanhad­a até mesmo em outra cidade ou país”, diz Weaver. A blogueira Olivia Cruz se contenta em conferir a placa, o modelo do veículo e a identidade do motorista. “Só entro no carro depois que os dados batem”, diz. motorista parceiro Rubens Massena, que atua na Uber há nove meses, também se sentiu valorizado. Em um dos casos, ele foi reconhecid­o após ter tido uma nobre atitude em uma corrida. “Uma vez, eu estava com algum problema no celular e a cada tecla que eu acionava gerava um comando diferente. Nisso, acabei cancelando uma viagem sem querer, gerando uma cobrança indevida para o passageiro. Fiz contato com a empresa, no menu ‘Ajuda’ do app e eles estornaram a cobrança”, recorda Massena.

A atitude da empresa, segundo o motorista, foi tomada em cerca de 20 minutos. Pouco depois, ele recebeu uma mensagem no aplicativo. “Cheguei até a ficar emocionado, pois o texto dizia que a Uber estava feliz em contar com parceiros honestos”, lembra.

Para prestar serviços aos motoristas, a Uber investiu R$ 10 milhões nos centros de atendiment­o no último ano. O mais recente foi inaugurado há uma semana, em Madureira. Os outros estão no Centro e na Vila Valqueire. Também há unidades em Duque de Caxias, São Gonçalo, Cabo Frio, Volta Redonda e Campos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil