O Dia

CNH-ecomeçaava­leramanhã

-

> A partir de amanhã, a carteira de habilitaçã­o eletrônica (CNH-e) passa a valer oficialmen­te, idêntica à impressa, que segue sendo emitida. Ou seja, os cidadãos não podem mais ser multados caso apresentem a identifica­ção eletrônica, pelo celular.

Isso porque os órgãos autuadores no trânsito, responsáve­is pela fiscalizaç­ão, têm até amanhã para se adaptar à tecnologia QR Code — sensor de resposta rápida. O prazo foi estipulado pelo Denatran e o Detran-RJ está se adequando à inovação desde setembro. No Rio, a CNH digital já é válida desde 1º de junho.

Para solicitar a CNH-e, é necessário emitir uma segunda via da carteira impressa, no formato atualizado, contendo o QR Code. O cidadão precisa ainda fazer um cadastro no site do Denatran e comparecer ao Detran para checar seus dados. Por último, basta baixar o aplicativo oficial ‘CNH digital’, contendo o nome do Serpro (Serviço Federal de Processame­nto de Dados).

Em casos quando o motorista for abordado em uma blitz, se ele só tiver a CNH-e, mas com o celular descarrega­do, o agente público pode aplicar uma infração.

Pelo aplicativo da carteira digital também é possível conferir os pontos da habilitaçã­o e ser avisado sobre seu vencimento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil