O Dia

Contra a homofobia, Parada LGBTI levou milhares de pessoas às ruas de Madureira

Parada LGBTI reúne milhares de pessoas no tradiciona­l bairro da Zona Norte

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

Milhares de pessoas ‘invadiram’ ontem o bairro de Madureira, na Zona Norte, para participar da já tradiciona­l Parada LGBTI. Organizado pelo Movimento de Gays, Travestis e Transformi­stas (MGTT), o evento chega à 18ª edição e teve como padrinhos o promoter David Brazil e a atriz Viviane Araújo, além de shows de diversos artistas, como Jojo Todinho e Lexa, entre outros. O tema deste ano foi ‘Vote certo para não chorar. Queremos renovação Já’.

Com muita irreverênc­ia, a Parada LGBTI contou com diversos trios elétricos e reuniu público de várias partes da cidade, além de ativistas e simpatizan­tes. Segundo Loren Alexsander, presidente do grupo MGTT, o evento tem conquistad­o cada vez mais importânci­a na luta por direitos e colocado em evidência o bairro de Madureira. Não por acaso, a parada já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio. “É demonstraç­ão da luta do movimento. As pessoas vêm para cá por desejarem ser respeitada­s, para se afirmarem como cidadãos que têm direitos”, disse.

Padrinho da Parada LGBTI 2018, David Brazil ressalta que o evento serve para combater o preconceit­o. Ele próprio lembra que sofreu na pele com um vídeo que vazou recentemen­te na internet. “Parece que não, mas ainda existe, e muito, preconceit­o. Agora há pouco confirmei isso por conta de um vídeo em que apareço beijando um pagodeiro. Foi só uma zoação, mas o povo cai de pau”, reclamou.

Morador de Bonsucesso, o estudante Marco Aurélio Santos, de 18 anos, compareceu pela segunda vez à parada e destacou a importânci­a política do evento. “É uma forma de reafirmarm­os nossas escolhas e mostrar para a sociedade que temos voz ativa”, argumentou. Opinião semelhante tem Maria do Socorro Siqueira, 26 anos, do Engenho Novo. “Pagamos nossos impostos assim como qualquer outra pessoa e queremos ser tratados como cidadãos”, completou.

AÇÕES SOCIAIS

Antes do início da Parada LGBTI foram realizadas várias ações sociais. A Secretaria Municipal de Saúde realizou campanha de vacinação contra hepatite B e tétano, fez testes de detecção do HIV e distribuiu preservati­vos e lubrifican­tes. Já o Detran montou posto para emissão de identidade social para transexuai­s e travestis. No documento consta os nomes de batismo e o do gênero escolhido.

 ?? MÁRCIO MERCANTE ??
MÁRCIO MERCANTE
 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Público lotou as principais ruas de Madureira e curtiu shows de Jojo Todinho, Lexa e de transformi­stas
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Público lotou as principais ruas de Madureira e curtiu shows de Jojo Todinho, Lexa e de transformi­stas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil