O Dia

POLICIAIS CIVIS À ESPERA DE DECISÃO POR PAGAMENTO

- PALOMA SAVEDRA SERVIDOR e-mail: paloma.savedra@odia.com.br

■ As horas extras compulsóri­as da Polícia Civil do Estado do Rio seguem sendo cobradas dos agentes. No entanto, a categoria segue esperando até hoje as dívidas atrasadas do Regime Adicional de Serviço (RAS), sem previsão de pagamento. E o anúncio de que o depósito será feito, hoje, do RAS de maio deste ano para os PMs gerou mais questionam­entos dos policiais civis. A classe, inclusive, aguarda decisão da Justiça para que o estado quite os débitos.

“A Polícia Civil é o patinho feio da Segurança Pública do Rio, mesmo estando provado que, sem investigaç­ão, a violência somente aumenta”, reclamou Marcio Garcia, diretor de interesse de classe da Coligação dos Policiais Civis (Colpol-RJ).

Ele criticou a falta de informaçõe­s da Polícia Civil, que, em resposta a um ofício protocolad­o pelos representa­ntes da classe, não esclareceu qual o valor em débito e o período compreendi­do. “Continuamo­s sem receber o RAS e, agora, ainda somos obrigados a provar que temos direito ao que foi trabalhado, numa total inversão de valores”, reclamou Garcia.

Em 16 de maio, o Estado do Rio retomou o Regime Adicional de Serviço de policiais militares, que estava suspenso. Mil PMs começaram a cumprir as horas extras para reforçar o combate à criminalid­ade principalm­ente nas ruas da capital do estado, Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói.

A medida também abrangeu 200 policiais civis, que, desde então, fazem o regime adicional nas delegacias do estado. Antes disso, em 9 de fevereiro - véspera do Carnaval -, o estado depositou o valor total de R$ 22 milhões em RAS atrasados para a PM e policiais civis, além do Proeis dos militares.

O pagamento chegou a cobrir as dívidas com os PMs, mas não a dos policiais civis. Por isso, o Sindpol e a Colpol entraram com ação na Justiça reivindica­ndo o pagamento.

A Coluna pediu posicionam­ento da Polícia Civil, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição, na sexta-feira.

“A Polícia Civil é o patinho feio da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil