O Dia

Confiança em alta na Seleção

Tite destaca evolução brasileira na Copa e vê o time bem preparado para superar hoje o México. Filipe Luís é confirmado entre os titulares

- > Samara

Aevolução da Seleção dá a Tite confiança na classifica­ção nas oitavas de final da Copa contra o México, hoje, às 11h, em Samara. E se a ancestrali­dade indígena, o passado como colônias de exploração e a consequent­e identidade latina unem os dois países, somente o Brasil tem Neymar. Diante do adversário com quem mais guarda semelhança­s até aqui na trajetória rumo ao hexa, o camisa 10 é o fator de desequilíb­rio.

“Jogou muito, jogou demais (Neymar contra a Sérvia). Ele sabe e nós sabemos o preço que ele pagou para retomar esse nível. Ele retomou seu nível máximo, com técnica, função tática, baixou para ajudar marcação, transição com bolas, precisão de finalizaçã­o e finta pessoal. Amanhã (hoje), eu não sei, mas ele retomou o alto nível”, afirmou o treinador.

Neymar diminuiu o caráter gourmet da sua forma de jogar e passou a priorizar o arroz com feijão. Grãos que também fazem parte da culinária mexicana. Mas, assim como no futebol, o tempero e a forma de preparo são diferentes. Ao paladar de Tite, porém, o que importa é saber se o lado brasileiro está no ponto certo. Contra a Sérvia, já deu para sentir o sabor do futebol pentacampe­ão do mundo. Para esta manhã, ele alimenta a expectativ­a de apresentar ainda mais brasilidad­e.

“Vou falar minha expectativ­a como técnico: que a equipe repita o padrão do último jogo. Daí para mais. Não vou fugir da minha responsabi­lidade, que é de reproduzir o aspecto técnico, tático, físico e emocional, porque é decisivo. Nesses aspectos táticos, vamos segurar um pouco para vocês. Sei da qualidade de todo o trabalho da seleção mexicana. Não vou trazer minuciosam­ente situações específica­s.”

O México, logo na primeira fase, rebelou-se contra as previsões e desferiu o primeiro golpe que iniciou a queda da Alemanha, detentora do título. Agora, tem a chance de derrubar o único pentacampe­ão mundial. Em Copas, porém, carrega histórico de derrotas diante do Brasil — perdeu três e empatou uma. O retrospect­o, no entanto, não entra em campo e, por isso, tem pouca relevância para Tite.

“Podemos buscar dados da maneira que convir. O que é importante na partida? No jogo anterior, todos os atletas tiveram muito bom ou bom desempenho. Isso fortalece a equipe”, concluiu.

 ??  ??
 ??  ?? Filipe Luís dribla Willian no treino: boa atuação contra a Sérvia o manteve no time titular
Filipe Luís dribla Willian no treino: boa atuação contra a Sérvia o manteve no time titular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil