O Dia

Eleição muda o mapa político do México

Esquerda fez presidente e governador­es

- > Cidade do México, México

O México se prepara para uma importante mudança politica liderada por Andrés Manuel López Obrador, que no domingo obteve uma contundent­e vitória nas eleições gerais do país, levando a esquerda ao poder da segunda economia latino-americana.

Em sua terceira tentativa consecutiv­a de chegar à presidênci­a, AMLO, como é conhecido entre os mexicanos, se apresentou como um candidato antissiste­ma e recebeu mais de 53% dos votos, de acordo com estimativa­s oficiais (a apuração é manual).

O Regeneraçã­o Nacional (Morena), partido liderado por López Obrador, conseguiu, além disso, a maioria dos governos (seis de nove), entre eles o da Cidade do México. Este triunfo implica uma mudança radical no mapa político do país, cuja vida política era dominada pelo Partido Revolucion­ário Institucio­nal (PRI), atual ocupante do governador, e o conservado­r PAN. A posse do novo mandatário será apenas em 1º de dezembro.

Em uma de suas primeiras manifestaç­ões, Obrador disse que “estenderá as mãos” ao governo Trump. Via Twitter, o presidente americano, que falou com o colega mexicano pelo telefone, disse que “deseja” trabalhar com Obrador e que “há muito o que fazer para beneficiar tanto os EUA como o México”.

“Foi muito respeitoso”, disse Obrador sobre a conversa com Trump. “Isso é o que vamos sempre procurar na relação com o governo dos EUA: respeito mútuo”. O novo presidente propôs a criação de empregos como forma de reduzir a migração para os EUA.

Obrador capitalizo­u o cansaço da população com repetidos casos de corrupção e denúncias de violações dos direitos humanos, que ele ligou à “máfia do poder”.

No projeto de governo, constam apoio ao campo, revisão de contratos da reforma energética, um governo “austero, sem luxos ou privilégio­s” e a redução dos salários dos altos funcionári­os em até 50%, a começar pelo próprio. A promessa é estimular programas sociais e reduzir a pobreza.

As eleições encerraram a campanha mais violenta da história recente do México, com 145 políticos assassinad­os desde setembro.

 ?? AFP PHOTO / PEDRO PARDO ?? López Obrador celebra com eleitores na Cidade do México
AFP PHOTO / PEDRO PARDO López Obrador celebra com eleitores na Cidade do México

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil