O Dia

Regra polêmica na folia

Liesa define nova ordem de desfiles e especialis­tas criticam

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Depois de poupar agremiaçõe­s de rebaixamen­to por dois anos seguidos, a Liesa ditou novas regras para a ordem dos desfiles. Ficou decidido, na quarta-feira, que o Império Serrano abrirá a noite de domingo, seguido de Viradouro e Grande Rio. A São Clemente será a primeira na segunda-feira. A posição das demais será definida em sorteio no dia 17.

Nos bastidores, a nova configuraç­ão é polêmica. Para especialis­tas, seria um segundo favorecime­nto à Grande Rio — penúltima colocada em 2018, que deixou de ser rebaixada com a pior classifica­da, Império — ou, no mínimo, é incoerente. A plenária da Liga decidiu que a Viradouro, campeã da Série A, Grande Rio e Império participar­iam de sorteio para ocupar as três primeiras vagas do domingo.

“Se a Grande Rio não tivesse sido protegida nessa virada de mesa, a Viradouro abriria o domingo e a Grande Rio, a segunda. Acabou sobrando para o Império abrir o desfile, o que é ruim, porque o júri é adestrado a julgar com mais rigor a primeira escola”, avaliou Aydano André Motta. “Historicam­ente, a Viradouro deveria abrir. Não faz sentido ficar entre as duas. As escolas geralmente não querem abrir porque pegam o clima muito frio na Sapucaí”, comentou o outro especialis­ta, Fábio Fabato.

Thiago Monteiro, diretor de Carnaval da Grande Rio, afirmou que a escola acata a determinaç­ão. “Situações atípicas são tratadas como situações atípicas”. Dirigentes da Mangueira, Portela e Unidos da Tijuca concordara­m com as novas regras. O Império não quis comentar e a Liesa não se manifestou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil