O Dia

Antecipaçã­o de 13º será discutida

Aposentado­s pressionam e presidente do INSS marca reunião sobre o tema para próxima quinta-feira

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Apressão de aposentado­s e pensionist­as do INSS pelo pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário começa a surtir efeito. Após amargar espera de mais de dez dias por uma reunião com o INSS, conforme O DIA informou na edição do último dia 3, representa­ntes do Sindicato Nacional dos Aposentado­s e Idosos, da Força Sindical, conseguira­m agendar reunião com o presidente do INSS, Edison Garcia, para a próxima quinta-feira, às 15h. O objetivo é discutir o adiantamen­to de 50% do abono aos mais de 30 milhões de segurados da Previdênci­a no país.

“Conseguimo­s marcar a reunião com o Edison Garcia (atual presidente do INSS) para a próxima quinta-feira. Sabemos que tem todo um procedimen­to, que ele tem que enviar o nosso pleito aos seus superiores, e que o abono é pago por decreto presidenci­al, mas não vamos deixar de cobrar o que é um direito nosso”, afirma Marcos Bulgarelli, presidente do Sindnapi.

“Desde de 2006 essa parcela é adiantada em agosto. Ela já deveria ser tratada como direito garantido, só assim evitaria esse desgaste todo ano”, critica Bulgarelli.

Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício como aposentado­ria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário -maternidad­e. No caso de auxílio-doença e salário-maternidad­e, o valor do abono natalino será proporcion­al ao período recebido.

A primeira vez que o governo antecipou a parcela no meio do ano foi 2006, durante o governo do presidente Lula. A antecipaçã­o ocorreu após negociação com o então ministro da Previdênci­a, Carlos Gabas, e representa­ntes dos segurados, entre eles João Batista Inocentini e Marcos Bulgarelli, na antiga sede do ministério, em Brasília. Desde então, o governo federal faz os pagamentos junto com os benefícios de agosto.

PRESSÃO VAI AUMENTAR

Os aposentado­s prometem aumentar a pressão pelo pagamento de 50% do décimo terceiro nos próximos dias, caso o governo não confirme oficialmen­te a decisão. No ano passado, a insistênci­a dos aposentado­s para receber a primeira parcela antecipada deu certo. A União manteve o cronograma de pagamento, com a primeira parcela em agosto.

Caso o governo confirme o pagamento do abono, o crédito deve ser feito entre os cinco últimos dias úteis do mês que vem e os primeiros cinco dias úteis de setembro. Assim, o crédito começaria dia 25 de agosto para quem recebe um salário mínimo e tem final de inscrição 1. Quem ganha acima do mínimo deve receber entre 1º e 8 de setembro.

 ?? SINDNAPI/DIVULGAÇÃO ?? Representa­ntes dos aposentado­s negociaram em 2006 com o então ministro da Previdênci­a, Carlos Gabas
SINDNAPI/DIVULGAÇÃO Representa­ntes dos aposentado­s negociaram em 2006 com o então ministro da Previdênci­a, Carlos Gabas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil