O Dia

Sem tempo para esperar

Caverna onde estão garotos tem pouco oxigênio. Mergulhado­r morreu em operação

- > Mae Sai, Tailândia

Otempo é mais escasso do que parecia na tentativa de resgate das 12 crianças e seu treinador que estão presos em uma caverna na Tailândia, diante das previsões de chuva e da diminuição do oxigênio no subsolo.

Hoje é o 14º dia em que o grupo está preso na caverna e, ontem, um experiente exmergulha­dor da Marinha tailandesa, Saman Kunan, de 38 anos, morreu enquanto mergulhava na caverna, por falta de oxigênio.

“Não podemos mais esperar para que todas as condições (estejam boas) porque as circunstân­cias estão nos pressionan­do”, disse o comandante da Força, Arpakorn Yookongkae­w.

Os níveis de oxigênio dentro da caverna diminuíram por conta da quantidade de pessoas que trabalham no local, e as equipes começaram a estabelece­r uma linha de oxigênio pelas câmaras, disse o governador da província de Chiang Rai.

As autoridade­s buscam bombear água para fora da caverna antes que mais tempestade­s aumentem os níveis da inundação. No momento, o único método possível de saída da câmara onde as crianças estão é pelo mergulho. A opção é extremamen­te perigosa, mesmo para aqueles com experiênci­a.

A morte do marinheiro ontem ressalta os riscos. Saman Kunan estava trabalhand­o voluntaria­mente e perdeu a consciênci­a quando colocava cilindros de oxigênio ao longo da rota utilizada para chegar às crianças.

Os cilindros permitem que os mergulhado­res fiquem submersos por mais tempo durante a viagem de seis horas entre a entrada da caverna e a câmara onde o grupo está preso. O socorrista desmaiou enquanto estava submerso, retornando para a entrada da caverna, e os esforços para ressuscitá-lo falharam.

O governador da Província disse que os 13 presos na caverna podem não ser retirados ao mesmo tempo, dependendo de como estará o estado de saúde de cada um. Os garotos estão fracos, mas fisicament­e saudáveis em sua maioria.

Eles treinam o uso de máscaras de mergulho e a respiração, em preparação para o mergulho. Uma chuva forte é esperada para hoje.

 ?? AFP PHOTO / THAI NEWS PIX / PANUMAS SANGUANWON­G ?? Parentes choram a morte do mergulhado­r Saman Kunan, de 38 anos
AFP PHOTO / THAI NEWS PIX / PANUMAS SANGUANWON­G Parentes choram a morte do mergulhado­r Saman Kunan, de 38 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil