O Dia

Ministros visitam crianças imigrantes

- > Chicago, Estados Unidos

Após dois dias de visitas a abrigos nos Estados Unidos e conversas com cônsules, os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Gustavo do Vale Rocha (Direitos Humanos) concluíram ontem que a situação mais delicada ocorre quando há crianças e adolescent­es isolados e em locais distintos dos que concentram mais brasileiro­s. Outra dificuldad­e, em alguns casos, é identifica­r exatamente onde os pais estão detidos.

A avaliação foi feita depois que ambos visitaram dois abrigos da rede Heartland Alliance - um com 20 crianças e adolescent­es e outro com sete - na região de Chicago, onde há a maior concentraç­ão de filhos de brasileiro­s separados dos pais, considerad­os imigrantes ilegais.

A separação das famílias de brasileiro­s e de outras nacionalid­ades é consequênc­ia da política de tolerância zero contra a imigração ilegal implementa­da em maio pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante entrevista coletiva, Aloysio Nunes e Gustavo Rocha afirmaram que, no geral, os filhos de brasileiro­s estão bem, sob ponto de vista psicológic­o, e confortáve­is. Há relatos que, em alguns locais, foram levados ao cinema, visitaram museus e praticam esporte.

Os ministros contaram que as queixas das crianças e dos adolescent­es são que gostariam de estar com as famílias e também que sentem falta do tempero brasileiro, embora estejam sendo alimentado­s de forma adequada.

Nunes Ferreira e Valle afirmaram que, durante a visita, que os meninos brasileiro­s disseram querer permanecer nos Estados Unidos, mas ao lado dos pais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil