O Dia

TJ julga hoje liminar contrária à alíquota previdenci­ária de 14%

Ação movida por federação alega que não há justificat­iva para a medida; PGE-RJ não se pronunciar­á até sair a decisão

- Paloma Savedra

OÓrgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) julga hoje pedido de liminar feito em ação da Federação das Associaçõe­s e Sindicatos dos Servidores Públicos no Rio (Fasp) para derrubar o desconto previdenci­ário de 14%. A nova alíquota - que antes era de 11% - já está valendo para todo o funcionali­smo estadual, sem distinção de Poderes. As categorias, por sua vez, farão um ato em frente ao TJ-RJ a partir de meio-dia.

O advogado Carlos Jund, que assina a ação, defende que a elevação da contribuiç­ão previdenci­ária tem natureza confiscató­ria. Ele ressaltou ainda o argumento de que há “equilíbrio atuarial” do Rioprevidê­ncia, e que “a majoração da alíquota não se justifica”.

Jund lança a discussão de que esse “reequilíbr­io” veio com o empréstimo de R$ 6 bilhões feito em 2015 pelo Judiciário à previdênci­a para pagar aposentado­rias e pensões somado às receitas oriundas do acordo de recuperaçã­o fiscal entre Estado do Rio e União.

“Nos últimos anos, o Rioprevidê­ncia perdeu R$ 18 bilhões com operações no mercado externo, mas as finanças da autarquia mostram um reequilíbr­io, e por isso não há motivo de majorar a alíquota”, alegou.

“A Administra­ção Pública não separa o custo do caixa da previdênci­a com as finanças públicas. Isso é absurdo. Estão querendo repassar para o servidor o custo da incompetên­cia”, criticou.

Questionad­o sobre o caso de repercussã­o geral existente no Supremo Tribunal Federal - uma ação do governo de Goiás contra decisão do TJ daquele estado que impede aumento da alíquota -, Jund afirmou que “nada impede” o TJ-RJ de avaliar liminar no Rio. “Não será decidido o mérito”.

A Procurador­ia Geral do Estado (PGE-RJ) informou que não vai se pronunciar até que o Tribunal aprecie a ação nesta segunda-feira.

 ?? MÁRCIO MERCANTE / AGÊNCIA O DIA ?? Funcionali­smo estadual fará manifestaç­ão no Tribunal de Justiça do Rio no horário do julgamento
MÁRCIO MERCANTE / AGÊNCIA O DIA Funcionali­smo estadual fará manifestaç­ão no Tribunal de Justiça do Rio no horário do julgamento
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil