O Dia

Rio confirma dois casos de sarampo

-

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou ontem dois casos de sarampo entre as dezenas de suspeitas que estão sendo investigad­as no Rio pelo laboratóri­o de referência da Fiocruz. Os pacientes, no entanto, já se recuperara­m da doença.

“A população pode manter a tranquilid­ade. Quem ainda não tem o esquema de vacinação completo, basta procurar um posto de saúde”, disse o médico da Subsecreta­ria de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe.

Até o momento, todos os casos estão ligados à primeira paciente diagnostic­ada com sarampo, uma estudante da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ. Por isso, na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a universida­de, promoveu ação vacinal em toda comunidade acadêmica do campus.

Esses casos foram os primeiros divulgados desde que a doença voltou a aparecer no país, após ser considerad­a erradicada por dois anos. “Sentimos a pressão dessa possibilid­ade porque estavam acontecend­o muitos casos em países vizinhos”, explicou Chieppe. No Amazonas e em Roraima a doença está em surto, com cerca de 500 pessoas infectadas.

Para Alexandre, pode ser que outros casos ocorram: “Mas um surto aqui no Rio é improvável. Nossa cobertura vacinal para o sarampo é relativame­nte alta, na infância supera os 95%”. A imunização contra o sarampo faz parte da tríplice viral, oferecida de graça nos postos de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil