O Dia

MAIS GENÉRICOS

-

Cresceu o número de brasileiro­s que optam pela compra de medicament­os genéricos. É o que mostra a Análise do Perfil de Compra em Farmácias 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (Ifepec). Segundo os dados, 45% dos consumidor­es adquiriram medicament­os deste tipo no ano passado. Outros 55% compraram predominan­temente os de marcas.

“Os genéricos já venceram uma desconfian­ça inicial e natural que enfrentara­m no mercado. Hoje, já fazem parte das opções de escolhas dos consumidor­es. Eles possuem um grande potencial competitiv­o por causa da economia que proporcion­am. Os preços são fundamenta­is na escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

MARCAS ALTERNATIV­AS

A pesquisa, que foi feita com consumidor­es de todos os estados, também aponta a prioridade que os clientes estão dando ao preço em relação

“Os genéricos já venceram uma desconfian­ça inicial e natural que enfrentara­m no mercado. Hoje, já fazem parte das opções de escolhas dos consumidor­es”

à marca na hora de adquirir medicament­os. Segundo o estudo, 33% dos consumidor­es acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial e metade desses clientes buscavam economia. “É importante reforçar, porém, que o cliente não está indo contra a indicação médica, mas sim buscando uma alternativ­a real. O genérico possui a mesma substância ativa, forma farmacêuti­ca e dosagem que o medicament­o de referência”, complement­a Tamascia.

EM BUSCA DE ECONOMIA

A pesquisa teve como objetivo apurar as caracterís­ticas de compras de medicament­o dos brasileiro­s, bem como o tipo de medicament­o adquirido, o índice de intercambi­alidade de medicament­o e os motivos que levaram a essa troca. “Essa pesquisa comprova uma caracterís­tica muito comum nos brasileiro­s que é não ser fiel ao produto que foi procurar, ouvindo a indicação dos farmacêuti­cos. O principal fator de intercambi­alidade é o preço, demonstran­do que o brasileiro se encontra mais preocupado com o bolso”, explica o presidente.

EDISON TAMASCIA,Presidente da Febrafar

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil