O Dia

Férias que nada. Hora de reforço para o Enem

Recesso escolar é momento certo para reforçar os estudos, mas sem esquecer das horas de lazer

-

Faltando quatro meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de dar aquela apertada nos estudos. E, no período de férias, segundo especialis­tas ouvidos pelo DIA, é importante que os estudantes se organizem e aproveitem parte do recesso escolar para tirar dúvidas e reforçar conhecimen­tos nas áreas mais necessitad­as.

“É plenamente possível a elaboração de uma agenda que concilie os merecidos momentos de lazer, com um tempo para revisões. O aluno vai sair das férias até mais relaxado, por esclarecer o que ainda estava pendente”, afirma o diretor pedagógico da Rede Pensi de Ensino, José Drummond.

O professor pondera, porém, que é importante lembrar que nessa reta final não adianta querer estudar a matéria toda. “A dica é revisar pontos mal fixados e focar nos temas mais cobrados em exames anteriores, refazendo provas, por exemplo. É preciso treinar, treinar e treinar”, aconselha.

Drummond, porém, ressalta que nenhum estudante de férias deve deixar de ouvir música, ir ao cinema, passear, para se dedicar somente aos estudos. “A palavra chave é organizaçã­o do tempo. Para se divertir, para estudar e, principalm­ente, para descansar, dormir bem (nunca menos de seis horas)”, completa.

Vitória Gabrielle Motta Cuzzuol, de 17 anos, aluna do do Colégio Pensi-Freguesia, conta que está preparada para equilibrar o período de folga das aulas com enriquecim­ento de conteúdos. “Estou no terceiro ano, que, por si só, já é bastante exaustivo, puxado. Vou descansar muito. Mas sei que não posso esquecer por completo dos estudos. Pelo menos, umas duas horas por dia, me dedicarei aos livros e cadernos”, adianta.

Alex Lucena de Souza, 17, sonha em fazer Direito para seguir a carreira de delegado. “Minha estratégia é descansar bastante, me divertir e reunir alguns amigos em casa para estudar e tirar dúvidas. Um vai ajudar o outro”, ressalta ele.

Já Letícia Brando, da mesma idade, que vai tentar Medicina, diz que também se programou para dedicar parte das férias aos estudos. “Sei que férias é para a gente se desligar dos estudos, mas não completame­nte, quando estamos às vésperas de um exame nacional tão concorrido. No meu caso, não vou deixar de ir à praia, mas já criei esquemas para estudar Biologia e Química, além de fazer pelo menos uma redação por dia”, destaca.

Alguns educadores sugerem até mesmo cursos rápidos de férias para aprimorar e alavancar o currículo. Nesse caso, é recomendad­o que se busque por cursos que ofereçam um diferencia­l ou aperfeiçoa­mento de determinad­a habilidade. “Pela internet, através de sites especializ­ados em preparativ­os para o Enem e outros vestibular­es, há muitos cursos bons”, ensina a professora Rejane Maria Queiroz.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Vitória Gabrielle, que sonha em ser advogada, já tem plano para diversão e estudos durante as férias
DIVULGAÇÃO Vitória Gabrielle, que sonha em ser advogada, já tem plano para diversão e estudos durante as férias
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Letícia Brando: praia e redações
DIVULGAÇÃO Letícia Brando: praia e redações
 ?? DIVULGAÇÃO ?? José Drummond: “Equilíbrio”
DIVULGAÇÃO José Drummond: “Equilíbrio”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil