O Dia

Golpes aumentam 32% em relação ao ano passado

-

Os golpes de compras em sites falsos são tratados nas delegacias como estelionat­o. Somente nos cinco primeiros meses deste ano foram 13.423 casos registrado­s, contra 10.115 do mesmo período de 2017, representa­ndo um aumento de 32% nos casos.

Um caso recente de golpe em sites está se tornando comum, de acordo com investigad­ores, está sendo apurado pela 14ªDP (Leblon). Golpistas

NFalso aluguel de temporada é investigad­o pela delegacia do Leblon

pegam imagens de sites imobiliári­os e oferecem para aluguel de temporada. Atuando como intermedia­dores dos proprietár­ios, eles oferecem os apartament­os e casas por até metade do preço tabelado no mercado.

Além disso, na descrição do imóvel, a empresa informa ao interessad­o que “não há condições de visita” pois o mesmo “encontra-se alugado para estrangeir­os”. E, então, solicita o pagamento de adiantado de três meses de aluguel como condição de ‘reservar’ a entrega das chaves assim que os atuais ocupantes saírem. Em entrevista ao DIA, o dono do apartament­o que serviu de base para a denúncia relata que seu anúncio original foi totalmente desfigurad­o pelos golpistas, mantendo apenas as imagens da residência.

“Eles criaram uma história da carochinha para seduzir o interessad­o pelo imóvel. Estimaram a metragem do apartament­o e divulgaram um endereço falso”, afirma o denunciant­e, que não quis se identifica­r por motivos de segurança.

O portal Reclame Aqui registra dezenas de denúncias de estelionat­o em nome de empresas feitas pelos golpistas que utilizaria­m esse golpe. Nos anúncios, sites parecidos com imobiliári­as conhecidas são confeccion­ados para atrair os consumidor­es potenciais vítimas. Além disso, links são criados com fotos dos imóveis e preenchime­nto de dados do cartão de crédito.

A Polícia Civil recomenda que demais vítimas do caso compareçam à delegacia mais próxima a fim de corroborar com as investigaç­ões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil