O Dia

Na França, um por todos, todos por um

Com raízes em 17 países, time representa uma nação globalizad­a

- >

Com raízes em 17 países, a seleção francesa revive o imortal lema do romance ‘Os Três Mosqueteir­os’ na final da Copa da Rússia: ‘Um por todos, todos por um’. Sim, hoje, às 12h, no Estádio Luzhniki, a união de povos faz a França mais forte no histórico confronto com a Croácia.

Como no clássico do escritor francês Alexandre Dumas, o bem-sucedido trabalho em conjunto do ‘Exército Bleus’ coroa a disciplina do camaronês Umtiti, a dedicação de Matuidi, filho de angolanos, a maestria de Griezmann, criado na Espanha pelo pai francês e a mãe de ascendênci­a portuguesa, a elegância de Pogba, herdeiro de imigrantes da República da Guiné.

Com dupla cidadania, escolheram a França como novo lar e também foram escolhidos pela França pelo incontestá­vel talento. Hoje, os 23 soldados de Didier Deschamps representa­rão muitas bandeiras no ápice de suas carreiras.

ESPELHO EM 1998

“A França sempre teve jogadores da África e de seus ex-território­s, em todos os esportes. Eles optaram por ser franceses, mas é claro que têm origens, amigos e familiares em diferentes países. É claro que têm alguma ligação com países africanos. Eles têm noção total de que estarão em uma final de Copa do Mundo”, disse o treinador francês.

A vitoriosa geração liderada pelo franco-argelino Zidane ficou conhecida como ‘Black -Blanc-Beur’ (Negra-Branca-Árabe) na conquista da Copa de 1998, sobre o Brasil. Vinte anos depois, Deschamps, então capitão dos Bleus, tem a chance de erguer a segunda taça à frente de outra talentosa constelaçã­o de imigrantes.

Nigéria (Lemar), Mali (Kanté), Mauritânia (Dembelé), Senegal (Mendy), Argélia (Mbappé e Fekir), Congo (Mandanda e N’Zonzi), Angola (Matuidi), Camarões (Umtiti), Guiné (Pogba), Marrocos (Rami), Togo (Tolisso), Espanha (Lucas Hernández), Portugal (Griezamann)... Hoje, todos unidos pela França.

 ??  ?? O fenômeno Mbappé tem mãe argelina e pai camaronês
O fenômeno Mbappé tem mãe argelina e pai camaronês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil