O Dia

O jogo da história do futebol croata

Sem estar na relação de favoritas ao título, seleção de Modric e Rakitic sonha com uma grande festa no país

- >

Com apenas 27 anos desde a sua independên­cia da Iugoslávia, a Croácia não chega a ser uma potência esportiva e ainda assim tem motivos para se orgulhar. Com títulos mundiais e olímpicos no pólo aquático e no handebol masculinos, o pequeno país de pouco mais de 4,1 milhões de habitantes pode aumentar a sua lista de sucessos em esportes coletivos, justamente no mais popular, o futebol, e numa Copa do Mundo. Um sonho para poucos.

“Não serão apenas onze jogadores em campo, mas quatro milhões de croatas conosco. Desde os primeiros dias sentimos a energia deles. E ver as últimas imagens de emoção pelo feito é algo gratifican­te. Vamos nos superar mais uma vez. É o jogo da história do esporte croata”, disse Rakitic.

Sem ter resultados expressivo­s no futebol, com exceção do surpreende­nte terceiro lugar na Copa de 1998, a Croácia tem a oportunida­de de mudar o seu patamar na história do esporte e pavimentar um caminho parecido com o do pólo aquático, no qual é uma potência, e do handebol.

Nesses dois esportes coletivos, a Croácia já conquistou o mundo. O mais recente sucesso é no pólo, quando foi campeã em 2007 e 2017, e ainda ganhou a medalha de ouro em Londres-2012. No handebol, o feito maior é na Olimpíada, com duas conquistas em Atlanta-96 e Atenas-2004, mas também com um título mundial, em 2003.

A história do futebol croata ainda não é tão vitoriosa, mas os jogadores querem mudar isso. Longe de estar entre os favoritos e considerad­a uma zebra por muitos, a Croácia conta com uma geração que faz sucesso em grandes clubes europeus, como Modric (Real Madrid), Rakitic (Barcelona) e Mandzukic (Juventus). Acostumado­s com conquistas, eles terão a oportunida­de de dar o primeiro título ao país.

“Repeti várias vezes que estou focado apenas no sucesso da Croácia. Quero que meu time ganhe a Copa do Mundo neste domingo. O resto está fora do meu controle. O individual não é minha prioridade, nunca duvidei de mim mesmo. Agora estou realizando um sonho e estou feliz. Gosto de jogar futebol”, disse Modric, cotado para ser o melhor jogador da Copa.

Acostumado­s a ver atletas do pólo e do handebol comemorand­o com o país, os jogadores terão a chance de conhecer essa experiênci­a. Mas, para isso, precisarão passar pela França. “Nós queremos fazer nosso país orgulhoso. Espero que tenhamos quatro milhões de pessoas nas ruas celebrando com uma grande festa, como no Brasil e na Argentina”, completou o técnico Zlatko Dalic.

Apesar das três prorrogaçõ­es para chegar à decisão, a Croácia não terá desfalques e deve manter os titulares

 ?? AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS ?? Jogadores da Croácia participam do último treino antes da decisão do título contra os franceses: um feito para um país de 4,1 milhões de habitantes
AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS Jogadores da Croácia participam do último treino antes da decisão do título contra os franceses: um feito para um país de 4,1 milhões de habitantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil