O Dia

Alíquota de 14% foi suspensa pela Justiça

-

O aumento da alíquota previdenci­ária de 11% para 14% de funcionári­os ativos, aposentado­s e pensionist­as do estado alcançou todos os vínculos na folha de maio. O incremento na receita mensal foi de R$ 42,85 milhões. A alta da contribuiç­ão, porém, foi alvo de ações judiciais movidas por servidores. E, na última segunda, a Justiça do Rio concedeu liminar suspendend­o os 14%.

No julgamento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) apontou a falta de cálculo atuarial para justificar o aumento do desconto, o princípio da irredutibi­lidade dos vencimento­s, entre outras alegações.

Já o mérito das ações só será decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte vai julgar o tema do aumento da contribuiç­ão para a previdênci­a nos estados (outros entes também adotaram a medida) com base em uma ação, que é caso com repercussã­o geral.

Trata-se de um recurso do governo de Goiás contra uma decisão do Tribunal de Justiça daquele estado, que derrubou a elevação do desconto para a previdênci­a com base no pedido feito em ação movida pela associação de magistrado­s estaduais.

Naquele caso, a decisão do Judiciário baseou-se também na inexistênc­ia de cálculo atuarial que embasasse a medida adotada pelo Poder Executivo de Goiás a todos os seus funcionári­os do estado.

 ?? PALOMA SAVEDRA / AGÊNCIA O DIA ?? Sessão de segunda-feira do Órgão Especial do Tribunal de Justiça
PALOMA SAVEDRA / AGÊNCIA O DIA Sessão de segunda-feira do Órgão Especial do Tribunal de Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil