O Dia

Processo pode ser acompanhad­o pelo site

-

Desde a ampliação do INSS Digital, os segurados podem acompanhar os processos administra­tivos pela internet. “Inclusive para ver se o instituto vai cumprir o prazo como determina a lei”, alerta Herbert Alencar, do escritório Cincinatus e Alencar.

Para fazer o cadastro no site (https://meu.inss. gov.br), o segurado deve ter em mãos carteiras de trabalho, contracheq­ues, além de documentos pessoais, como identidade e CPF. Ao acessar o portal, logo na primeira página, ele escolhe a opção “login” no topo ao lado direito da tela do computador.

Em seguida abrirá uma janela do cidadão.br. Nela, clique no botão “primeiro acesso”. Na página seguinte, assinale o espaço de “cadastre-se” que fica do lado direito na parte de baixo da tela.

Logo depois, serão pedidos número de CPF, nome completo, data de nascimento do segurado, nome da mãe

Acesso ao site Meu INSS é feito mediante criação de login e senha na própria página.

e estado de nascimento para fazer o login. Após preencher todas as informaçõe­s, clique em “próximo”.

Neste acesso, o trabalhado­r responde a cinco perguntas sobre o histórico previdenci­ário e o seguro-desemprego. Por isso, é importante ter as carteiras de trabalho ou contracheq­ues em mãos.

Após esse passo, é gerado na internet um Código de Acesso para o segurado, que será trocado por uma senha que deve conter, no mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula e um caractere especial.

Ao final desse preenchime­nto,é preciso selecionar “próximo”. Depois de escrever todas as informaçõe­s, o site pedirá permissão para que seus dados pessoais sejam usados no site Meu INSS. Escolha “autorizo” para prosseguir.

Agora com login e senha criados basta o segurado ficar de olho para ver se o INSS vai cumprir o prazo que a lei determina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil