O Dia

UM BOM AMIGO

- PADRE OMAR Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www. facebook.com/padreomarr­aposo

Quantas pessoas podemos chamar verdadeira­mente de amigos? Na última sextafeira, no dia 20 de julho, celebramos no Brasil o Dia do Amigo, uma data importante para valorizar o outro em nossa vida. A Palavra de Deus já nos ensinava desde o Antigo Testamento: “Amigo fiel é uma proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro”.

Mas hoje em dia, a palavra amigo está um pouco desgastada. Habitando os lugares da vida cotidiana, entramos em contato com diferentes pessoas que muitas vezes definimos amigos, mas é apenas modo de dizer.

Também no horizonte da comunicaçã­o virtual, a palavra amigo é uma das mais utilizadas. No entanto, sabemos que um conhecimen­to superficia­l não é suficiente para ativar aquela experiênci­a de encontro e de proximidad­e à qual a palavra amigo faz referência.

Só há verdadeira amizade quando o encontro me leva a participar na vida do próximo. Só seremos amigos se o encontro não permanecer externo nem formal, mas se tornar partilha e participaç­ão.

Portanto, devemos ter aqueles que dividimos momentos de alegria, que nos comunicamo­s nas redes sociais, que nos acrescenta­m boas intenções e criamos bons relacionam­entos. Mas devemos ter em mente que os verdadeiro­s amigos são poucos e temos que cultivá-los.

Devemos pensar no modo como age um bom amigo: acompanha-nos com discrição e ternura; nos ouve profundame­nte e sabe ir além das palavras; é misericord­ioso em relação aos defeitos, é livre de preconceit­os. Um bom amigo sabe partilhar o nosso percurso, nos levando a sentir a alegria de não estar sozinho; não nos favorece sempre mas, exatamente porque quer o nosso bem, nos diz com sinceridad­e aquilo que não compartilh­a.

Além de valorizar os amigos que temos, devemos refletir se temos sido bons amigos. Se estamos disponívei­s para o outro e se acrescenta­mos coisas boas em suas vidas. Vamos manifestar, com gesto concreto, o nosso querer bem!

 ?? REPRODUçãO INTERNET ??
REPRODUçãO INTERNET
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil