O Dia

SOLTE A VOZ!

-

PORTUGUÊS

Para lembrar as preposiçõe­s, ao ritmo de ‘Terezinha de Jesus’: A, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás..

MATEMÁTICA

Para montar a tabela trigonomét­rica, ao som de ‘Jingle Bells’: Um, dois, três; três, dois, um; tudo sobre dois / Só não tem a raiz no três e no dois / Na tangente é diferente, e vejam só vocês: raiz de 3 sobre 3; 1; raiz de três.

HISTÓRIA

Fim da Ditadura Militar, paródia de ‘Vira-Vira’, dos Mamonas Assassinas: Ernesto Geisel começou a abertura / De forma lenta, gradual e segura / Novos partidos, Figueiredo permitia / Anistia, anistia, anistia! / ‘Diretas Já’ em 84 sucumbia / A nova república Tancredo inicia.

FÍSICA

Sobre resistores, paródia de ‘Xibom Bom Bom’: Analisando este circuito complicado, quero me livrar dos resistores associados / Se tá em série eu vou somar os resistores / Em paralelo um em cima vou colocar / E o circuito todo mundo já conhece / Está em série soma, em paralelo um em cima / Tá em série corrente é igual / Paralelo é a ddp (diferencia­l de potencial).

GEOGRAFIA

Sobre fusos horários, paródia do ‘Rap das Armas’: Se forem diferentes é pra eu somar / se forem iguais então subtraio / Pra depois eu dividir por 15 e se sobrar multiplica­r por 4 / Daí vamos fazer o esquema da direção / Se quero o da direita adianto meu irmão / Agora se o ponto está a minha esquerda / Atraso meu relógio com toda a certeza.

QUíMICA

Sobre volatilida­de, paródia da ‘Dança do Créu’: Pra evaporar tem que ter boa pressão / Pra evaporar tem que ter volatilida­de / Pois a atmosfera, ela não é mole não / É 1 atm mas depende da localidade.

Movimentos terrestres, ao som de ‘Caraca, Muleke’: A Terra, que isso / Tem a rotação, dia e noite vai rodar / Correntes marítimas, quentes ,geladas / E o fuso horário diferencia­r / Translação o ano inteiro / as estações, verão primeiro / no solstício, dia mais longo / no inverno inverte / Equinócio é assim / mesmo tempo dura / ilumina pra mim / primavera pura / outono comigo, igual é o brilho / vão assim iluminar.

<>Sobre ionização, paródia de ‘Só Hoje’, do Jota Quest: Hoje eu preciso ionizar de qualquer jeito / Nem que seja pra ficar estável na camada de valência / Depois de uma reação normal / Olhar as nuvens de elétrons fáceis / E roubar elétrons e ionizar / Hoje eu preciso eletrizar / Sentir o cátion positivo / Pra esquecer o meu ânion negativo e desestabil­izar.

BIOLOGIA

Sobre sistema urinário, no ritmo de ‘Parabéns pra você’: Se você come um bife / Comeu proteína / Forma amônia e ureia / E sai pela urina / E quem é que transforma a amônia em ureia? / Fígado!

Sobre respiração celular, no ritmo de ‘Ciranda, Cirandinha’: Mitocôndri­a, mitocôndri­a / É quem faz respiração/ Ribossomo sintetiza/ Proteínas de montão / Complexo de Golgi armazena secreção / Lisossomo tem enzima / E faz digestão. / O retículo tem / A função de transporta­r / O centríolo participa / Da divisão celular.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil