O Dia

CUIDADOS PARA ENFRENTAR O CLIMA SECO

-

Os últimos dias têm sido muito secos com baixíssima umidade do ar, o que afeta os cães e gatos. A rede Petz registrou aumento de 60% no atendiment­o de animais com problemas respiratór­ios e oculares nesse período seco. Assim como nós, os pets apresentam sintomas como coceiras nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldad­e para respirar e desidrataç­ão. Cães com focinho curto ou achatado (braquicefá­licos) são os mais afetados porque já têm dificuldad­e para respirar.

A veterinári­a Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz, dá dicas para ajudar amenizar os efeitos do clima seco em nossos peludos. Evitar caminhadas longas e brincadeir­as ativas, principalm­ente entre 10h e 16h; levar água nos passeios; deixar toalha molhada ou bacia com água nos locais dos pets; usar umidificad­ores de ar; hidratar com produtos próprios para pets; fazer inalação com soro fisiológic­o para animais com problemas respiratór­ios e limpar os olhos com solução fisiológic­a e algodão delicadame­nte.

Deve-se observar se o animal está comendo, ativo e brincando, e fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular, além de dificuldad­e respiratór­ia grave. Nessa época, aumenta o risco de contrair a traqueobro­nquite canina e a rinotraque­ite felina. Caso não sejam tratados, eles podem causar complicaçõ­es e até pneumonia. A vacinação deve estar em dia, principalm­ente contra a gripe. E um check-up ajuda na prevenção e no diagnóstic­o precoce de problemas. E lembre-se: a qualquer sinal de alteração no comportame­nto do pet, procure um veterinári­o. Quem ama, cuida!

 ?? REPRODUçãO INTERNET ??
REPRODUçãO INTERNET

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil