O Dia

Prefeitura do Rio anuncia fim da pintura padronizad­a dos ônibus

Cada empresa terá uma cor diferente, o que vai facilitar a identifica­ção dos ônibus

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br

As ruas da cidade do Rio vão ficar mais coloridas a partir de outubro. Os ônibus municipais, atualmente com pintura padronizad­a, terão cores diferencia­das por empresa. A medida, divulgada há 10 dias pelo prefeito, ganhou um tom mais forte ontem, quando a Secretaria Municipal de Transporte­s (SMTR) publicou resolução no Diário Oficial, informando o fim da uniformiza­ção visual.

Segundo o anúncio feito por Marcelo Crivella, o primeiro lote de 150 ônibus coloridos de acordo com a empresa que opera a linha, estarão à disposição do público dentro de 90 dias. Além da nova roupagem, os ônibus terão ar condiciona­do, wi-fi e entradas USB em cada poltrona, para carregador­es de celular.

Procurado, o sindicato das empresas de transporte, o Rio ônibus, não quis se manifestar. Já a SMTR se limitou a dizer que informação nova sobre o assunto será divulgada oportuname­nte. A pasta ainda vai editar a nova regulament­ação sobre a padronizaç­ão de identifica­ção visual externa dos coletivos. A pintura padronizad­a dos ônibus cariocas foi determinad­a pelo então prefeito Eduardo Paes, em 2010. A medida não agradou parte da população, especialme­nte os mais idosos, já que dificultav­a a identifica­ção das linhas de ônibus.

“Nossos ônibus agora vão ter wi-fi, ar-condiciona­do, conexão para carregar o celular e mais segurança. A iluminação é toda de LED, com mais luz e gastando menos energia, melhor para o meio ambiente. Portanto, esse sistema vai agradar a população, que todo dia vai trabalhar e volta para casa de ônibus”, destacou, na ocasião, Crivella, garantindo que “temos uma passagem no Rio que é a mais em conta de todas as capitais do Brasil, no valor de R$ 3,95”. Segundo a prefeitura, o compromiss­o assumido com o Rio Ônibus prevê a renovação total da frota até 2020.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Primeiros ônibus com as novas pinturas diferencia­das por empresa só devem começar a circular em 90 dias
DIVULGAÇÃO Primeiros ônibus com as novas pinturas diferencia­das por empresa só devem começar a circular em 90 dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil