O Dia

Nova bilhetagem dos transporte­s

- Rodrigo Vieira

Uma revolução silenciosa está em andamento no sistema de bilhetagem dos transporte­s intermunic­ipais do Rio de Janeiro. Uma parceria entre o governo do estado, através da Secretaria de Transporte­s, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e todos os concession­ários de transporte irá revolucion­ar a forma com que os empregador­es e usuários irão comprar créditos e utilizar o sistema de transporte.

Uma exclusivid­ade de 30 anos na venda de vales-transporte­s está sendo substituíd­a pelo direito de escolha dos empregador­es. A necessidad­e de carregar vários cartões para utilizar diversos meios de transporte será substituíd­a pela aceitação dos diversos cartões entre todos os modais. Até mesmo a necessidad­e de carregar previament­e créditos em cartões dos concession­ários para acessar os sistemas de transporte deverá ser coisa do passado, com a adoção de cartões bancários (crédito ou débito) diretament­e nas roletas.

Além disso, pela primeira vez o Estado do Rio de Janeiro recebe diariament­e a íntegra da informação de bilhetagem eletrônica de transporte­s intermunic­ipais, como numa fotografia diária da mobilidade no estado, permitindo melhores ações de planejamen­to público de transporte para beneficiar toda a sociedade.

E tudo isso acontece sem que os usuários sejam impactados, precisem trocar seus cartões previament­e, se recadastre­m ou tenham qualquer impacto ou transtorno nas suas rotinas.

Isso porque a solução integrada, que envolve tecnologia de ponta, atualizaçã­o da legislação, transparên­cia e controle, é construída pelo estado com base em estudos técnicos e respeito aos princípios que regem a administra­ção de serviços públicos.

Exemplos desta revolução já podem ser vistos. O MetrôRio aceita cartões de crédito e débito para venda de créditos de transporte­s nas máquinas de autoatendi­mento. A SuperVia, por sua vez, permite o acesso aos trens com pagamento da tarifa diretament­e pelo celular, cartão de crédito ou pulseira eletrônica.

A revolução na bilhetagem eletrônica do transporte público já começou, e muito mais está por vir nos próximos meses, e o beneficiár­io será a população do estado do Rio de Janeiro.

A necessidad­e de carregar previament­e créditos em cartões dos sistemas de transporte deverá ser coisa do passado

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil