O Dia

Rio terá central reguladora única para leitos da Saúde

Acordo para novo sistema foi fechado entre União, estado e município

-

A Procurador­ia Geral do Estado fechou acordo com a União, o Município do Rio, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União para a implantaçã­o da Central Única de Regulação de Leitos na cidade. O acordo prevê a criação de plataforma unificada com acesso a todos os leitos disponívei­s nas redes municipal, estadual e federal do Rio, adequando os sistemas informatiz­ados de regulação de todos os níveis administra­tivos.

Pelo acordo, a Central terá procedimen­to padrão verificand­o o leito mais adequado ao paciente, bem como a ordem de prioridade com base na combinação dos critérios cronológic­o e de gravidade.

A Central Única de Regulação de Leitos será gerida pelo estado e município do Rio. Segundo o governo estadual, a Central será baseada em dois pilares: utilização de sistema informatiz­ado único de regulação e unificação dos protocolos técnicos de regulação.

O acordo foi celebrado no âmbito de ação civil pública que tramitou junto à 11ª Vara Federal para a regulação de leitos do SUS no Rio e prevê admissão equânime de pacientes de todos os municípios do estado. Recentemen­te, a gravação do prefeito Marcelo Crivella falando a religiosos para procurarem a “Márcia” para marcar cirurgias levantou suspeitas sobre o sistema de regulação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil