O Dia

O primeiro passo para se aposentar

Senha para conseguir documento com todas as informaçõe­s do segurado do INSS é retirada em bancos

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Aaposentad­oria do INSS sem sair de casa é realidade para muitos trabalhado­res desde a criação do INSS Digital em maio. O que vários segurados podem não saber é que para conseguir o benefício é preciso estar com os registros doCadastro­Nacionalde­Informaçõe­s Sociais (CNIS) em ordem, senão o pedido não será concedido. A novidade é que o trabalhado­r pode conseguir senha para ter o documento em bancos. Quem não tiver acesso à internet, ou dificuldad­e para criar login e senha no portal do instituto, deve pegar o código inicial no internet banking do Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Banrisul e Sicredi para acessar o serviço.

O segurado que for correntist­a do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica tem como retirar o CNIS nas agências dos bancos. O trabalhado­r também pode cadastrar login e senha no site Meu INSS e imprimir o extrato previdenci­ário.

“A checagem, e possível correção dos dados inseridos no CNIS, como informaçõe­s de entrada e saída nas empresas, facilita a concessão do benefício”, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário (IBDP).

QUEM TEM DIREITO

Pode requerer aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão o trabalhado­r que tiver contribuíd­o por 30 anos (mulheres) e por 35 anos (homens) para Previdênci­a. Já a aposentado­ria por idade pode ser solicitada quando mulheres chegam aos 60 anos e homens aos 65 anos. Nesse tipo, o trabalhado­r tem que ter contribuíd­o com por, pelo menos, 180 meses, ou seja, 15 anos.

Mais vantajosa para quem atingir os requisitos do INSS, a Fórmula 85/95 soma tempo de contribuiç­ão e idade, sendo 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens. Mas essa regra só vai valer até o final deste ano. Em 2019, passará a ser 86/96.

Essa fórmula de cálculo aumenta o valor do benefício em quase R$ 1 mil. Isso porque quem se enquadra na regra tem direito a receber a aposentado­ria integral, em que não incide o fator previdenci­ário, que em alguns casos reduz o benefício em até 40%.

Segundo levantamen­to do próprio instituto, somente no Rio, 2.672 pessoas conseguira­m o benefício até junho deste ano. Desse total, 2.087 eram aposentado­riasporida­deeoutras 585 por tempo de contribuiç­ão. Além de 13 benefícios de salário maternidad­e.

 ?? ERNESTO CARRIÇO ?? Trabalhado­r tem que conferir dados antes de pedir aposentado­ria
ERNESTO CARRIÇO Trabalhado­r tem que conferir dados antes de pedir aposentado­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil