O Dia

Desapareci­dos no Laos

- > Attapeu, Laos

tico que expressa uma forte insatisfaç­ão.

Mais cedo, o governo havia emitido nota, pelo Itamaraty, expressand­o sua “profunda indignação e condenação à trágica morte ontem, 23 de julho, da cidadã brasileira Raynéia Gabrielle Lima (...) atingida por disparos em circunstân­cias sobre as quais está buscando esclarecim­entos junto ao governo nicaraguen­se”.

Também exigiu que se façam os esforços necessário­s para identifica­r e punir os responsáve­is deste “ato criminoso”.

A presidente do Centro Nicaraguen­se de Direitos Humanos (Cenidh), Vilma Núñez, declarou que a estudante “foi alvejada sem nenhuma razão” e disse que a organizaçã­o vai realizar investigaç­ões sobre o incidente. Há informaçõe­s de que a estudante teria participad­o de atos contra o governo nas últimas semanas. Ela estava em período de residência médica e se preparava para voltar ao páís nos próximos meses.

A Nicarágua vive uma crise sociopolít­ica contra o presidente Daniel Ortega que se mantém há 11 anos no poder em meio a acusações de abuso e corrupção. A repressão aos protestos populares já deixou entre 277 e 351 mortos, de acordo com organizaçõ­es humanitári­as. Centenas de pessoas estavam desapareci­das ontem no Laos, e as autoridade­s temem um grande número de mortos, após a ruptura de uma represa hidroelétr­ica em construção que submergiu seis aldeias em um dos países mais pobres do Sudeste Asiático.

Cerca de 6.500 pessoas se encontram ilhadas e as autoridade­s tentam evacuá-las da zona do acidente.

“O acidente foi causado pelas contínuas chuvas que fizeram que grandes quantidade­s de água se acumulasse­m”, afirmou a empresa encarregad­a da construção da represa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil