O Dia

STF confirma desconto de 14% de servidores do estado

-

Dias Toffoli deferiu liminar favorável ao governo fluminense para manter a alíquota previdenci­ária.

Aalíquota previdenci­ária de 14% será mantida no Estado do Rio. O ministro Dias Toffoli, que está interiname­nte na Presidênci­a do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu ontem liminar favorável ao governo fluminense que autoriza o aumento da contribuiç­ão — antes em 11%. O Palácio Guanabara confirmou a informação. O recurso foi protocolad­o pela Procurador­ia Geral do Estado (PGE-RJ) na última sexta-feira e, desde então, os procurador­es articulara­m a agilidade na análise do pedido.

Com a decisão, Toffoli suspende a determinaç­ão do Judiciário do Rio para que o estado volte a cobrar o desconto de 11% sobre os salários dos servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as. O julgamento do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) ocorreu em 9 de julho. Na ocasião, os desembarga­dores analisaram quatro ações sobre o tema, e acolheram os pedidos para a derrubada da nova alíquota previdenci­ária.

DETERMINAÇ­ÃO SEM EFEITO

Na prática, porém, a liminar do TJ-RJ não teve efeitos. Isso porque o acórdão não chegou a ser publicado. Assim, o desconto continuou em 14% sobre o salário de junho para o Executivo, TJ-RJ, Alerj, MPRJ, Defensoria e TCE-RJ.

A notícia da decisão do Supremo desagradou aos servidores, que chegaram a ter esperança de pagarem 11% de contribuiç­ão.

Já o governador Luiz Fernando Pezão disse que a medida é essencial para garantir a aposentado­ria das categorias. “O desequilíb­rio nas contas da previdênci­a é um dos problemas mais graves nas finanças dos estados. A medida, aprovada e prevista no Regime de Recuperaçã­o Fiscal, é fundamenta­l para o Rio equilibrar suas contas e o funcionali­smo assegurar sua aposentado­ria”, declarou Pezão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil