O Dia

MP move ação para obrigar CSN a retirar montanha de escória e limitar despejo

Medida atinge o Inea e a Prefeitura de Volta Redonda. Além disso, pede a fixação de multa e limitação dos detritos no depósito

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

O Ministério Público Federal em Volta Redonda (MPFVR) e o MP Estadual moveram ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Companhia Siderúrgic­a Nacional (CSN) e a multinacio­nal Harsco. O objetivo é a remoção das montanhas que já somam 2,4 milhões de toneladas de escória (subproduto da fabricação do aço em Altos-Fornos e Aciaria da Usina Presidente Vargas), no Brasilândi­a, no município do Sul Fluminense.

Os órgãos também estenderam a mesma ação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e à Prefeitura de Volta Redonda, na pessoa do prefeito Samuca Silva, que não teriam tomado, ou tomado timidament­e, providenci­as para impedir o descontrol­e do depósito e “salvaguard­ar a saúde e o meio ambiente”.

Segundo os procurador­es, além da poluição visual e atmosféric­a, há “a incerteza (por falta de laudos e pesquisas) sobre o que foi armazenado no pátio (em relação à supostas substância­s químicas) desde a década de 1970”. A ação salienta que os montes deveriam estar a 200 metros do Rio Paraíba do Sul e a 500 metros da população, quando estão a menos de 50 metros.

Assinada pela procurador­a da República Marcela Biagioli, e pelo promotor de Justiça, Henrique Bastos, a ação requer, com urgência, a limitação da quantidade de escória recebida; custeios de estudos para retratar a real saúde da população por 50 anos; investimen­tos para o controle da qualidade do ar em Volta Redonda, além de audiências e debates.

“Se é grave a dúvida sobre a natureza de todo o material e as consequênc­ias do depósito a céu aberto, em meio a bairros residencia­is e o Rio Paraíba, também tormentosa é a incerteza a respeito da estabilida­de e capacidade de suporte do solo”, afirmaram Marcela Harumi e Henrique na ação.

 ?? FERNANDA DIAS ?? Resíduo da produção de aço está fora de controle e perto de rio
FERNANDA DIAS Resíduo da produção de aço está fora de controle e perto de rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil