O Dia

Empreender é saída para deixar o Brasil

Canadá facilita visto a estrangeir­os

- VIVIANE FAVER Especial de Nova York para O DIA

Abrir um negócio em outro país é uma das formas mais fáceis de conseguir o visto de permanênci­a e até, depois de algum anos, a cidadania. Atentos a isso, brasileiro­s estão invadindo a América do Norte empreenden­do nas mais variadas áreas. Mas isso nem sempre é fácil. Transforma­r uma ideia em algo concreto não é simples e exige esforço. A decepção com a conjuntura brasileira motivou Victor Fernandes, de 23 anos, morador da Penha, Zona Norte do Rio, que sonha em imigrar e abrir um negócio no Canadá, a juntar dinheiro para viajar.

Há dois anos, e com investimen­to de R$ 4 mil, Victor começou a vender pastéis e bolos em potes em um trailer para juntar uma grana e emigrar para as “Terras do Norte”. “Infelizmen­te, empreender no Brasil ainda é muito difícil”, diz.

O sonho de Victor já é uma realidade para muitos cariocas que decidiram largar tudo e investir no Canadá. O empresário e atleta Bruno Fernandes, que há oito anos abriu a primeira franquia da Academia Gracie Barra em Montreal, na província de Quebec, é um empreended­or de sucesso. “O Canadá é um país que estimula o empreended­orismo, portanto, existem algumas opções de financiame­nto para abrir uma pequena empresa”, orienta.

Para quem quer ir para o Canadá, um dos requisitos básicos é falar inglês ou francês, idiomas oficiais do país. “Além de comprovar a fluência, a dica para quem quer empreender é se destacar. No meu caso, abri uma consultori­a de Educação, que não cobra taxas e com venda direta para escolas”, conta a empreended­ora e jornalista carioca, Rosane Rodrigues, que há dois anos mora no Canadá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil